Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARCERIA

Emater destaca parceria com Ceplac para atender produtores de cacau

Em Sessão Solene na Alepa, gestor da Emater destaca o atendimento a mais de 2,5 mil famílias produtoras do fruto

Por Governo do Pará (SECOM)
07/04/2022 23h39

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) participou da Sessão Solene em alusão aos 65 anos de atuação da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), realizada pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) nesta quinta-feira (07). O diretor técnico Paulo Lobato, representando a presidência da empresa, destacou o atendimento de 2.600 agricultores familiares que se dedicam ao cultivo do cacau, a partir de maio, com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau).Sessão Solene na Alepa alusiva aos 65 anos de atuação da Ceplac

"Essa homenagem é muito justa. Nossa parceria vem de muitos anos, em prol da melhoria da qualidade de vida das famílias que trabalham com a cadeia do cacau. Em 2021, a Emater aprovou junto ao Funcacau um projeto de R$ 9 milhões, destinado ao apoio de 2.600 famílias produtoras em 26 municípios paraenses. A previsão de liberação da primeira parcela deste recurso é para este semestre", informou Paulo Lobato.

Além da Emater e Ceplac, outras instituições ligadas ao setor, como a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), foram representadas na mesa oficial da Sessão Solene, proposta pelo deputado estadual Eraldo Pimenta.

"A parceria com a Emater é estratégica. Não se faz nada sozinho, e a empresa sempre foi nossa coirmã, garantindo a assistência técnica e extensão rural, pois o produtor precisa ser acompanhado, sua propriedade monitorada, e sua produção aferida. A previsão do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para 2022 é de uma produção de 142 mil toneladas, representando 49% da produção nacional", afirmou o superintendente regional da Ceplac, Raul Guimarães.

Diretor técnico da Emater, Paulo Lobato

Pesquisa e inovação - Com 65 anos de atuação, completados em fevereiro último, a Ceplac é um órgão vinculado à Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), tendo como missão promover a pesquisa, a inovação e a transferência de tecnologias para o desenvolvimento sustentável da cacauicultura no Brasil, abrangendo seus diversos biomas e preservando o meio ambiente.

Incentivar e preservar - A Emater atende famílias produtoras viabilizando financiamento rural e acompanhamento técnico da cultura do cacau (manejo, colheita e pós-colheita), para que o produtor consiga ter uma amêndoa de melhor qualidade, possa alcançar melhores preços na comercialização dos produtos, agregando diretamente valor ao produto e, assim, contribuindo para o aumento da renda familiar.

Crédito - De acordo com Paulo Lobato, a assessoria da Emater é essencial para que o produtor tenha acesso ao crédito rural. “A partir da capitalização do produtor, ele consegue ter condições de investir mais na roça, qualificar ainda mais o trabalho, obtendo maior lucro com a venda do seu produto final, e isso gera mais emprego, com recursos para contratar mão de obra”, explicou.

De 2020 até o primeiro trimestre deste ano, foi viabilizada a liberação de cerca de R$ 1 milhão para a cadeia produtiva, em especial ao custeio das áreas cultivadas.

O trabalho tem um caráter sustentável, uma vez que para acessar o financiamento o projeto deve estar associado a outras culturas, em um arranjo agroflorestal, o que contribui significativamente para a recuperação de passivos ambientais.

Texto: Paula Portilho – Ascom/Emater