Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMUNICAÇÃO

Mais de 4 mil pessoas participam de desfile cívico no Dia da Independência

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/10/2018 00h00

Na próxima sexta-feira, 7 de setembro, quando se comemoram os 196 anos da Independência do Brasil, o desfile cívico vai reunir, na Avenida Presidente Vargas, às 9h, no centro de Belém, mais de 4 mil homens e mulheres de tropas federais, estaduais, municipais e grupamentos não institucionais. Este ano, o evento reúne 22 instituições com 4.445 pessoas envolvidas, entre civis e militares.

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 4º Distrito Naval, será a Força Armada coordenadora do desfile cívico de 2018. Este ano, o Comando-Geral do desfile será realizado por uma mulher, a Capitão de Mar e Guerra do Quadro da Saúde, Ana Beatriz de Alcântara, que desfilará a frente de 449 militares. O grupamento de desfile será composto por 4 Companhias, 8 viaturas e 4 embarcações. Ao longo de todo o desfile, a Banda de Música do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas tocará canções como “Viva Marinha”, “Cisne Branco”, “Soldado da Liberdade” e “Fibra de Herói”.

Autoridades das Forças Armadas Francesas na Guiana também estarão presentes na comemoração à Independência do Brasil. Participa do desfile um grupamento formado por 13 soldados franceses da Legião Estrangeira, conhecidos como pioneiros, cuja função principal é a realização de tarefas de engenharia.

Exército

Pelo Exército Brasileiro, irão participar mais de 1.000 militares e 40 viaturas, divididos em 24 grupamentos. Alunos do Colégio Militar de Belém, instituição de ensino que atende aos filhos de civis e militares, e os Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, escola responsável pela formação dos oficiais combatentes do Exército Brasileiro, trajando uniforme histórico, também vão participar.

Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira (FAB) desfilará em Belém, na Avenida Presidente Vargas, com cerca de 700 militares, homens e mulheres, pertencentes às Unidades Militares situadas na capital paraense.

A Banda de Música da Ala 9 (antiga Base Aérea de Belém) fará a abertura do desfile, que mostrará na avenida os militares que estão na Amazônia Oriental para cumprir a missão da FAB em manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da pátria. Destaque para o grupamento feminino, representando a presença das mulheres na FAB há mais de 35 anos para colaborar com a Defesa Nacional. Outro destaque são os alunos do ensino médio da Escola Tenente Rêgo Barros, que há mais de 75 anos é referência em educação pelos altos índices de aprovação em competições e exames estudantis de nível nacional.

A FAB será a terceira Força Armada a entrar na avenida com 10 grupamentos, de 13 organizações militares, sendo 2 esquadrões aéreos que realizam missões de transporte, busca e salvamento, patrulha das áreas marítimas, evacuação aeromédica e apoio às comunidades indígenas e às populações ribeirinhas da Amazônia.

Polícia Militar do Pará

A Polícia Militar participa do desfile com 575 integrantes. Serão 41 viaturas com 66 policiais em 18 linhas e 485 militares a pé, divididos em: Banda de Música, Academia de Polícia Militar, Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Batalhão de Choque, Batalhão de Polícia Penitenciária, Comando de Policiamento Ambiental, Companhia Fluvial, Companhia de Policiamento Escolar, Companhia de Policia Turística, Corpo Militar de Saúde, Companhia Operações Especiais e Companhia de Policiamento com Cães.

Já o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM) participará do tradicional desfile cívico-militar do dia 7 de setembro com 271 bombeiros e pelotão motorizado com 48 viaturas operacionais da corporação. Também participarão do desfile os alunos do Programa Escola da Vida e a Banda do CBM. O pelotão motorizado estará composto pelas viaturas Auto Bomba Tanque, Auto Tanque, Auto Tanque Pipa, Auto Busca e Salvamento, Auto Plataforma Mecânica, Auto Rápido, Moto Aquática, Moto de Apoio, Moto de Incêndio, Unidade Resgate, Lanchas de Resgate, Jeep Marruá e Jeep Troller.

Polícia Civil

A polícia Civil vai contar com 16 Policiais Civis embarcados em 4 (quatro) viaturas do Grupo de Pronto Emprego (GPE), que é o grupamento tático operacional da Polícia Civil. Este será o efetivo empregado no desfile.

Demais instituições

Centro de Perícias Renato Chaves, Detran e Guarda Municipal de Belém também participam do desfile com as viaturas que ajudam a compor o trabalho das instituições.

Trânsito

Em virtude do desfile, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – Semob comunica que fica proibido o estacionamento na vias que serão utilizadas para a concentração, desfile e dispersão dos militares.

A proibição passa a valer a partir das 22h de quinta-feira, 6, e segue até às 15h de sexta-feira, 7. Já a circulação de veículos na área ficará proibida a partir das 5h, somente no dia do desfile.

Entre as vias interditadas estão: avenida Presidente Vargas, no perímetro entre avenida Marechal Hermes e rua Gama Abreu, avenida Serzedelo Corrêa, entre rua Gama Abreu e avenida Gentil Bittencourt, e avenida Gentil Bittencourt, entre avenida Serzedelo Corrêa até a avenida Alcindo Cacela.

Os veículos que forem guinchados nos locais interditados serão removidos para o estacionamento do Palácio Antônio Lemos.

Exposição

Uma novidade no evento deste ano é a exposição de materiais militares na Praça da República das 8 às 12h. Além disso, de 8 às 17h estará disponível para visitação pública o Navio Auxiliar “Pará”, que atracará no Cais da Escadinha, próximo à Estação das Docas. Esse navio possui diversas possibilidades de emprego, tais como, navio de Comando e Controle, quando operado com outros navios, transporte de tropa e material na região amazônica e, principalmente, prestar assistência médica e social às comunidades ribeirinhas.

Desenvolvimento do desfile

O desfile está previsto para seguir essa ordem:

Banda do IFPA

Legião Estrangeira Francesa

Ex-Combates da Força Expedicionária Brasileira (FEB) (Motorizado)

Grande Loja Maçônica do Estado do Pará (GLEPA)

União dos Escoteiros do Brasil (UEB)

Desbravadores ANPA e desbravadores MPA

Igreja Assembléia de Deus

Cruz Vermelha

Movimento Bandeirante

Associação dos Carros Antigos do Pará (ASAAP)

Pará Moto Clube

Estado-Maior Conjunto (EMC)

Marinha do Brasil (MB)

Marinha do Brasil (MB) (desfile de viaturas)

Exército Brasileiro (EB) e tropa estrangeira  

Exército Brasileiro (EB) (desfile de viaturas)

Força Aérea Brasileira (FAB)

Força Aérea Brasileira (FAB) (desfile de viaturas)

Polícia Militar do Pará (PMPA)

Polícia Militar do Pará (PMPA) (desfile de viaturas)

Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA)

Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) (desfile de viaturas)

Guarda Municipal de Belém (GMB)

Guarda Municipal de Belém (GMB) (desfile de viaturas)

Polícia Civil do Estado do Pará (PC) (desfile de viaturas do Grupamento Tático)

Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPC)

Departamento de Trânsito do Estado (Detran) (desfile de viaturas)

Cavalaria da Polícia Militar do Pará (CPMPA)