'Cultura em Movimento" leva atividades a São Miguel do Guamá
Oficinas de leitura, produção de livro, fotografia, mídias móveis, pintura e escultura em papelão, e iniciação à aquarela serão realizadas até a próxima sexta (08)
O "Circuito Cultura em Movimento", da Fundação Cultural do Pará (FCP) iniciou na última terça-feira (05) uma programação na cidade de São Miguel do Guamá, no nordeste paraense. O evento é uma realização do Governo do Pará, por meio da FCP em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte Lazer e Turismo de São Miguel do Guamá.
Dentre as atividades estão oficinas como as de leitura, produção de livro, fotografia, mídias móveis, pintura e escultura em papelão, que serão realizadas até a próxima sexta (08), e ao fim, a entrega dos certificados será feita aos alunos durante uma cerimônia.
Na oficina de leitura, o objetivo é orientar, desenvolver e propor ações de promoção dessa ação por meio do processo de mediação de leitura e dinamização de espaços literários objetivando o despertar para essa atividade de forma prazerosa, lúdica e interativa. Já na de produção de livro, entre as várias atividades realizadas para despertar o gosto pela leitura, ela é desenvolvida com recursos de textos e gravuras, tais como objetos, cenas, desenhos e pinturas. Durante a oficina, as crianças relatam suas experiências relacionadas às suas realidades e seu imaginário por meio das histórias.
De acordo com o instrutor Rafael Fernando, a oficina de fotografia tem o intuito de iniciar os participantes na linguagem fotográfica por atividades pedagógicas que possibilitem o diálogo entre o equipamento fotográfico e as possibilidades de sensibilizar o olhar por meio das experiências de vida e memória. No meio tecnológico, a atividade de produção e edição de vídeo em mídias móveis busca auxiliar na melhor utilização de aparelhos celulares para produzir vídeos para a internet. Durante a atividade, os participantes poderão conhecer aplicativos que ajudam na produção de vídeo com qualidade ainda maior.
Com um público de crianças e adolescentes do sexo feminino, a oficina de Iniciação à Aquarela visa ensinar às participantes como trabalhar com delicadas camadas de tinta transparente sobre o papel, usando a diluição do pigmento em água. Essas camadas criarão diferentes áreas de sombra e luz coloridas, possibilitando criar desde cenas realistas até obras de pura imaginação. Até o término, serão exploradas também as manchas aparentemente caóticas que a água e a tinta formam sobre o papel.
Por último, a oficina de escultura com papelão tem a finalidade de mostrar ao aluno o seu potencial artístico e ao mesmo tempo trazer consciência ambiental preservando a natureza. A maioria das oficinas é realizada em parceria com o projeto “Ação Social: Gente Nova” das irmãs Teresitas, que atendem exclusivamente meninas.
Texto: Wellyngton Coelho/Ascom FCP