Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PUBLICAÇÃO

Atividade física e saúde mental são tema de livro digital no Hospital de Clínicas

E-book traz uma análise dos cinco tipos transtornos mentais mais atendidos no Serviço de Psiquiatria do HC

Por Marcelo Leite (COSANPA)
06/04/2022 11h25

Considerado um dos muitos “males do século”, o sedentarismo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), está atualmente entre os quatro maiores fatores de risco de mortes no mundo, sendo um coadjuvante de peso para o desenvolvimento de diversas doenças, entre elas as cardiovasculares, diabetes e transtornos mentais.

Em números, a OMS estima que 1 em cada 4 adultos e que 4 em cada 5 adolescentes não praticam atividade física suficiente. O impacto dessa inatividade física reflete diretamente na assistência médica para tratamento e os valores globais chegam US$ 54 bilhões gastos por ano. 

Nesta quarta-feira (06), data em se celebra o Dia Mundial da Atividade Física, essa relação entre a prática de exercícios e os benefícios para a saúde voltam ao centro de muitos debates. A data foi criada pela OMS para reforçar os riscos associados ao sedentarismo e a importância de um estilo de vida fisicamente mais ativo.

Em Belém, a prática de exercícios virou tema de um livro digital (e-book) inspirado na vivência de profissionais de Educação Física que passaram pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC). 

Lançado neste ano, o e-book “Prescrição de exercícios físicos para pessoas em sofrimento psíquico” traz uma análise dos cinco tipos transtornos mentais mais atendidos no Serviço de Psiquiatria do HC (ansiedade, depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar e abuso de álcool e outras drogas) e como atividades físicas programadas podem auxiliar na melhora de sintomas em tratamentos de casos leves, moderados e graves. 

Professora de Educação Física no Hospital de Clínicas desde 2005, Ligia Chaves explica como o projeto do e-book foi desenvolvido e como ele poderá contribuir para a sociedade. “Existia uma lacuna de conhecimento sobre a atividade física e saúde mental. O e-book nasce nessa linha de pesquisa do nosso programa de residência que contempla a educação física. Com o fomento das pesquisas residência, trilhamos linhas de estudo, amadurecemos nossas pesquisas até chegarmos a este projeto”, detalha Ligia Chaves. 

“A atividade física pode ser recomendada em diversos níveis do tratamento de pessoas em sofrimento psíquico e o livro pode ajudar tanto aos profissionais que atuam na área, mas sem um domínio sistematizado dos conteúdos, quanto a população em geral que, às vezes tem familiar ou conhecido em sofrimento psíquico e não sabe como proceder”, complementa Ligia.

Ainda sobre a transformação de vivências acadêmicas em resultados que possam contribuir com a sociedade, Aldair Guterres, coordenadora do programa de Residência Multiprofissional lembra o pioneirismo do HC na inserção, em 2018, da Educação Física entre as linhas de pesquisa para formação novos profissionais.  

“Nosso programa de residência tem um compromisso de fomentar a publicação de artigos científicos com ações e práticas que possam beneficiar os pacientes, linhas de tratamento e atualizar conhecimentos de outros profissionais. Assim temos uma assistência como mais qualidade”, complementou Aldair. 

Desde de quando foi implantada, a área de ensino da Educação Física no programa de residência multiprofissional do Hospital de Clínicas foi responsável pela formação de oito profissionais. Atualmente, são quatro residentes em formação com atuação em espaços como Academia Terapêutica, Área Esportiva Externa e Salão de Convivência.