Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Projeto 'Coleta Seletiva nas Escolas' da Seduc chega a São Miguel do Guamá

Duas escolas estaduais no município vão receber coleta de materiais recicláveis e projetos de educação socioambiental

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
05/04/2022 17h14

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) avança com o Projeto “Coleta Seletiva nas Escolas” e chegou, nesta terça-feira (5), ao município de São Miguel do Guamá, na região nordeste paraense. Um evento marcou o início do termo de cooperação técnica com a Associação de Catadores de Recicláveis (Reciclar), objetivando a retirada de matérias-primas em duas escolas estaduais na localidade.

Mais do que coletar os resíduos, a instituição que for credenciada terá que desenvolver projetos voltados para a educação socioambiental. Em São Miguel do Guamá, serão contempladas as escolas estaduais Irmã Carla Giussani e Frei Miguel de Bulhões. Vale ressaltar que a Coordenação de Ações Educacionais Complementares da Seduc (Caec) é o setor responsável por fiscalizar e garantir a plena efetividade do projeto.

Aluna Crislane Souza“Olhando para o projeto vejo um futuro muito melhor para nossas ruas, cidade e, principalmente, para o meio ambiente. Fico muito triste quando vejo que grande parte dos alagamentos poderiam ter sido evitados se os resíduos fossem separados e coletados de maneira adequada. Espero que, assim como eu, outros colegas abracem a causa, para que São Miguel do Guamá fique ainda mais bela e sustentável”, afirmou a estudante da 3ª série na Escola Estadual Irmã Carla Giussani, Crislane de Souza. 

OPORTUNIDADE

De acordo com o presidente da Reciclar, Aluísio Alves de Oliveira, a parceria vai garantir que o projeto sirva de exemplo para a gestão municipal. “Agradecemos ao Governo do Estado, por meio da Seduc, por essa iniciativa que vai permitir dar a correta destinação dos resíduos produzidos pelas escolas estaduais, dessa forma, possibilitando a diminuição de lixo no aterro sanitário. Estamos muito felizes e tenho certeza que esta ação será um modelo a ser seguido pela prefeitura de São Miguel do Guamá”, frisou.

Para a professora Maria Lindalva Fernandes, o Projeto “Coleta Seletiva nas Escolas” é motivo de orgulho e espera que haja uma grande colaboração de toda a comunidade. “Separar os resíduos sólidos, sejam eles reaproveitáveis ou não, é uma responsabilidade de todos nós. Acredito que ações como essa, provocam grandes mudanças no comportamento da sociedade em relação à maneira de cuidar do meio ambiente”, destacou.

Texto: Wavá Bandeira (Ascom/Seduc)