Governo apresenta edital do StartUp Pará à moradores atendidos pelo TerPaz
Inicia nesta quarta-feira (06), uma série de encontros com os moradores dos sete bairros atendidos pelo programa Territórios Pela Paz (TerPaz) para apresentar o conceito e objetivos do edital Inova TerPaz, do programa StartUp Pará, que vai oferecer apoio técnico, por meio de capacitações e mentorias, além de possibilidades de investimento direto, sem necessidade de reembolso, em propostas selecionadas.
O primeiro encontro será realizado na UsiPaz Cabanagem, às 18h30, para moradores dos territórios do Benguí e Cabanagem, com entrada gratuita. A ação será conduzida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa (Fapespa), com o apoio da Fundação Guamá, que gerencia o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá e Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac).
O edital é específico para o público atendido pelo TerPaz e busca auxiliar o desenvolvimento de ideias e empresas inovadoras para negócios de impacto socioambiental, sustentável e com potencial de mercado e de escalabilidade.
Quem pode participar?
Pessoas que buscam desenvolver um negócio de impacto socioambiental positivo que, inicialmente, pode ser uma ideia, um projeto ou um negócio já constituído, quais sejam pessoa Física - individual ou em grupo, formal ou informal; e pessoa jurídica - Microempreendedor Individual - MEI ou Micro e Pequena Empresa - MPE. E que esteja residindo em um dos territórios do TerPaz (Cabanagem, Benguí, Guamá, Jurunas, Terra Firme, em Belém, Icuí-Guajará, em Ananindeua e Nova União, em Marituba).
Além disso, o(a) coordenador(a) do projeto deve ser o proponente principal, aquele que encaminha o projeto, e seus sócios/parceiros, caso haja, devem ter idade igual ou superior a 18 anos, r assumir, sob sua única e exclusiva responsabilidade, os eventuais encargos tributários, trabalhista e previdenciários de Sectet, todo pessoal envolvido na execução do seu projeto, os quais não terão qualquer vínculo empregatício ou relação de trabalho com a Sectet e Seac.
Cada componente de equipe/sócios deve participar de apenas uma proposta. A participação no presente processo de seleção é totalmente gratuita. Estão aptas a participar deste edital pessoas físicas de 18 a 60 anos, até a publicação deste edital. Os proponentes sem CNPJ (Pessoa Jurídica) terão que formalizar empresa até a homologação do resultado final, o que irá possibilitar receber o recurso financeiro por subvenção econômica.
Veja o cronograma de encontros com a comunidade:
BENGUÍ E CABANAGEM.
06/04: 1º Encontro: Divulgação do Edital. Local: UsiPaz Cabanagem, Av. Damasco, nº 37, às 18h30.
11/04: 2 Encontro: Capacitação e Oficinas. Local: UsiPaz Cabanagem, Av. Damasco, nº 37, às 18h30.
TERRA FIRME, GUAMÁ E JURUNAS
07/04: 1º Encontro: Divulgação do Edital. Local: Espaço Inovação, PCT Guamá
Av. Perimetral, km 01, S/N, às 18h30.
12/04: 2 Encontro: Capacitação e Oficinas. Local: Espaço Inovação, PCT Guamá
Av. Perimetral, km 01, S/N, às 18h30.
ICUÍ-GUAJARÁ
08/04: 1º Encontro: Divulgação do Edital. Local: UsiPaz Icuí-Guajará, Estrada do Icuí-Guajará com a Av. Independência, às 18h30.
13/04: 2 Encontro: Capacitação e Oficinas. Local: UsiPaz Icuí-Guajará, Estrada do Icuí-Guajará com a Av. Independência, às 18h30.
NOVA UNIÃO
11/04: 1º Encontro: Divulgação do Edital. Local: UsiPaz Nova União, Rua Bom Sossego com a Rua Dez de Janeiro, às 18h30.
14/04: 2 Encontro: Capacitação e Oficinas. Local: UsiPaz Nova União, Rua Bom Sossego com a Rua Dez de Janeiro, às 18h30.