Fasepa inicia estágio de adolescente no âmbito da Justiça Restaurativa
A ideia é a de reforçar a responsabilidade e fortalecer os vínculos familiares e comunitários no processo socioeducativo
A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), por meio do Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR), e, em parceria com o Eixo Profissionalização, realizou, nesta segunda-feira (4), um círculo de compromisso para dar início ao processo de estágio de um socioeducando. Ele conquistou uma bolsa de aprendizagem para contribuir com a fundação.
Durante o círculo, nesta segunda-feira, o jovem pôde inteirar-se em relação às suas responsabilidades, atribuições e compreender de que maneira essa oportunidade irá agregar na construção de seu futuro profissional e pessoal.
A ação contou com a facilitação das servidoras e psicólogas do NPR, Luiza Jardim e Loziane Palheta, com a participação das servidoras do eixo profissionalização, Vânia Queiroz e Evela Barbosa; da técnica de referência do socioeducando, a pedagoga Dorilene Saldanha; e Kildery do Vale, técnico responsável da Gerência de Informática (Ginfo) da instituição, onde o socioeducando vai estagiar.
Segundo Luiza Jardim, “o objetivo do círculo de compromisso/bolsa aprendizagem é acolher este socioeducando neste novo ambiente de trabalho, promovendo sua integração, criando conexões através da metodologia das Práticas Restaurativas prevista no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que ajudem na orientação e adaptação do jovem, estabelecendo compromissos a serem cumpridos pelo socieducando”.
A Justiça Restaurativa faz parte do compromisso estabelecido pelo Sinase em estabelecer uma mudança de visão e de valores por meio de medidas pedagógicas e não violentas. Objetivando a ressocialização e garantia de direitos dentro da socioeducação.
Em relação às expectativas para receber o socioeducando, Kildery do Vale ressalta que para ele, "a expectativa é a melhor possível, essa não é minha primeira experiência, existem outras histórias como essa que foram vitoriosas, tivemos um jovem que concluiu o curso de engenharia da computação. Dedicação, proatividade, respeito, foram alguns dos pontos que estabelecemos durante o círculo e que podemos perceber que já estão nele”, completou o profissional.
A servidora responsável pelo eixo profissionalização, Vânia Queiroz, comenta como foi o processo para chegar a esse momento. “Houve um diálogo, um alinhamento para a produção de um memorando juntamente com o Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) para posteriormente fazer a inserção dele no espaço de trabalho. Esse momento de hoje foi importante para dialogarmos sobre os direitos e deveres a partir de agora, os valores a serem preservados para o processo de aprendizagem e o crescimento profissional durante o estágio”, completa.
*Texto de Kauanny Cohen (Ascom Fasepa)