Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIÁLOGO

Encontro reúne representantes da Semas e Amazon para futuras parcerias

A comitiva irá conhecer o Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam) durante a visita ao Pará

Por Aline Saavedra (SECOM)
05/04/2022 09h30

Com ações desenvolvidas que integram o Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), o Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), poderá futuramente construir parcerias com a empresa Amazon, especificamente com as ações do PEAA e a compra de crédito de carbono.

Na tarde da última segunda-feira (04), o secretário de Meio ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’ de Almeida, acompanhado do secretário de Gestão de Recursos Hídricos e Clima, Raul Protázio e demais representantes da Semas receberam uma equipe de representantes da empresa multinacional de tecnologia norte-americana, na sede da Semas, em Belém.

Essa é a primeira vez que representantes da Amazon reúnem-se  com integrantes da Secretaria e as expectativas são as melhores, conforme adiantou o gerente sênior de políticas públicas, Allan Grabarz.

“Nós viemos até aqui discutir oportunidades de cooperação entre a Amazon e Semas, para apoiar o Plano Estadual Amazônia Agora, por entender que isso pode fortalecer o mercado de carbono que é vetor de desenvolvimento para o estado da Amazônia”, afirmou Allan que acompanhará o cientista sênior, James Mulligan, e a gerente sênior de programas, Ashley Camhi, na visita ao Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam) da Semas e na viagem aos municípios de São Félix do Xingu e Tucumã.

Dessa forma, a Semas estreita o diálogo a fim de promover a parceria público-privada, tendo, inclusive, iniciativas firmadas que fortalecem e ampliam as ações de proteção ao meio ambiente, agregadas à sustentabilidade ambiental. “O setor privado como um todo, neste caso, especificamente, a Amazon vem buscando formas e sinergias entre o investimento privado que gere impacto e ajude nas políticas públicas de redução das emissões de gases de efeito estufa”, afirmou O’de Almeida. 

Titular da secretaria e adjunto de Gestão de Recursos Hídricos e Clima, Raul Protázio ressalta o interesse bilateral entre as partes.

“A Amazon vai trabalhar no estado do Pará tanto com a compra de crédito de carbono, quanto com o desenvolvimento de agroflorestas que são objetos do Plano Estadual Amazônia Agora de forma que a sinergia entre os investimentos que eles irão fazer no Estado e o arranjo de projeto que o Estado possui estão em total encontro. A reunião hoje foi para conhecermos melhor os objetivos e as ações de cada um dos parceiros”, finalizou.