Escola Prof. Basílio de Carvalho é a 95ª reconstruída pelo Governo do Pará
As melhorias vão garantir mais qualidade de ensino para cerca de mil alunos do município de Abaetetuba, no Baixo Tocantins
Às vésperas de completar 120 anos de fundação, a Escola Estadual Prof. Basílio de Carvalho, em Abaetetuba, na Região do Baixo Tocantins, foi entregue nesta sexta-feira (1º) pelo Governo do Pará completamente reconstruída e ampliada. O centenário prédio recebeu melhorias que vão possibilitar a cerca de mil estudantes, professores e equipe técnico-pedagógica, ambientes mais confortáveis, modernos e com toda a infraestrutura necessária para o ensino.
“Hoje, estamos na véspera da data em que (a escola) completa 120 anos. Muitas gerações passaram por aqui e, graças a esse ambiente escolar, tiveram acesso ao conhecimento. Festejo a Seduc por mais essa entrega e, principalmente, o valor histórico que este espaço representa para esta cidade. Peço aos alunos que cuidem desta centenária unidade de ensino, para que permaneça sempre bela e continue sendo referência para a educação pública de Abaetetuba e todo o Baixo Tocantins”, destacou Helder Barbalho.
Satisfeita com o resultado das obras, a estudante da 3ª série do Ensino Médio, Samanta Souza, relembra a situação em que a escola se encontrava. “Passamos por muitos altos e baixos, a situação era bastante complicada, até que recebemos a notícia da tão sonhada reconstrução, após mais de quase quatro anos de luta. Estudo aqui desde o 6º ano, agora estou concluindo o Ensino Médio e fico muito feliz porque vou poder usufruir deste espaço amplo, moderno e bem melhor para estudar”, frisou.
Ela conta, ainda, que é difícil escolher apenas um lugar preferido da unidade e que todos estão muito lindos. “O Basílio de Carvalho está exatamente da maneira como a gente sempre sonhou. Em nome dos meus colegas, agradeço ao governador Helder Barbalho por ter olhado com carinho para a nossa escola e pelos inúmeros avanços que tem feito pela educação pública paraense”, completou.
Segundo a diretora da escola, Marileide Bitencourt, a sensação que descreve esse momento é felicidade. “Esta é a primeira unidade de ensino construída no município de Abaetetuba e, às vésperas do seu aniversário de 120 anos, receber do nosso governador uma estrutura dessa, é motivo de muita alegria e gratidão. Agora teremos um local digno e acessível, com rampa de acesso, laboratórios de informática e multidisciplinar, uma estrutura verdadeiramente de primeiro mundo. Agradecemos ao nosso governador e a toda comunidade que nos ajudaram para que esse momento acontecesse”, disse a dirigente.
INVESTIMENTOS
A partir de agora, o espaço de aprendizagem poderá ampliar sua capacidade de atendimento nas modalidades Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Ensino Médio Regular (1ª a 3ª série) e Atendimento Educacional Especializado (AEE). Mais de R$ 3,5 milhões provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) foram investidos para reconstruir a Escola Estadual.
Os recursos possibilitaram a melhoria de 15 salas de aulas, laboratório de informática e multidisciplinar, salas de rádio e vídeo, biblioteca, direção, secretaria, coordenação pedagógica, sala dos professores e arquivo. O local também dispõe de recreio coberto, cozinha, despensa, banheiros masculino e feminino, quadra poliesportiva coberta, além de equipamentos que propiciam acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcDs).
O secretário adjunto de Logística Escolar da Seduc, Alexandre Buchacra, destaca que o Governo do Estado devolve à população de Abaetetuba, a Basílio de Carvalho devidamente reconstruída e ampliada. “Esta é uma escola que se confunde com a história do município, às vésperas de comemorar os seus 120 anos de fundação. Hoje, entregamos a 95ª unidade escolar muito bem equipada, para atender todos os alunos da rede pública estadual da melhor maneira possível. É dessa forma que materializamos o poder transformador da educação na vida das pessoas e na sociedade de modo em geral”, enfatizou.
Durante a cerimônia de entrega, o governador Helder Barbalho assinou um protocolo de intenções para a construção de uma quadra poliesportiva coberta na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Abaetetuba. O equipamento de esportes será erguido por meio de um convênio com a Seduc e mais de R$ 536 mil investidos na obra que ficará localizada na Rod. Dr. João Miranda - bairro Aviação.
Além do chefe do Executivo Estadual, participaram desta agenda de trabalho a prefeita de Abaetetuba, Francinette Carvalho, os deputados federais Elcione Barbalho, Beto Faro e José Priante; os deputados estaduais Cilene Couto, Dr. Galileu, Gustavo Seffer; o chefe da Casa Civil, Iran Lima, o presidente da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), Orlando Reis; a presidente do Banpará, Ruth Méllo e demais autoridades locais.