Moradores de São João de Pirabas recebem ação de cidadania da Sejudh
Ação já beneficiou os municípios de Ourém, Peixe-Boi, São Miguel do Guamá e Salinas, com emissão de RG, entre outros serviços
Moradora de São João de Pirabas, Maria Felipa, 92 anos: "O banco não vai mais reclamar da minha RG". “Agora o banco não vai mais reclamar que a minha identidade está velha”, foram com essas palavras que, aos 92 anos de idade, dona Maria Felipa da Costa, recebeu o novo documento de identificação, durante mais uma ação da Caravana de Cidadania e Direitos Humanos, realizada nesta sexta-feira (1), na cidade de São João de Pirabas, nordeste do Estado.
Nesta etapa, a Caravana já realizou mais de 2 mil atendimentos nas cidades de Ourém, Peixe-Boi, São Miguel do Guamá e Salinas. Entre os serviços oferecidos estão a emissão das carteiras de identidade, a orientação jurídica e encaminhamentos para os cartórios para a expedição de certidões de nascimento e óbito.
Moradores em atendimento na Caravana Inclusão – Às vésperas do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que será comemorado neste sábado, 2 de abril, Patrícia Melo, comemorou a primeira via da carteira de identidade do filho, Lucas Melo, portador de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
“Parabenizo o Governo do Estado por trazer nesse novo RG o símbolo para portadores de TEA, porque é a garantia dos direitos dessas pessoas”, afirmou.
No documento de identidade, emitido nas ações da Sejudh, é possível incluir as informações como título de eleitor, numeração da carteira de trabalho, certificado militar, carteira nacional de habilitação, além de outros dados como indicativos de necessidades especiais e tipo sanguíneo. “Dessa forma, vários a numeração de vários documentos pode ser encontrada em apenas um”, destacou a coordenadora da ação, Angélica Elmescany.
A Caravana de Cidadania e Direitos Humanos, da Sejudh, ainda vai realizar atendimentos nas cidades de Igarapé-Açu e São Caetano de Odivelas. Em São João de Pirabas, ação segue até o próximo domingo, 3 de abril.