Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRABALHO, EMPREGO E RENDA

App ArteAma é apresentado pela Sedeme a artesãos de Outeiro, em Belém

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico conduz as apresentações do aplicativo aos artesãos paraenses, a fim de garantir a adesão da categoria 

Por Igor Nascimento (SEDEME)
31/03/2022 16h51

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), promoveu, nesta quinta-feira (31), mais uma edição do Curso de Qualificação Digital para artesãos, com o objetivo de apresentar o app ArteAma à categoria, desta vez, no distrito de Outeiro, em Belém. A ferramenta, que está em desenvolvimento pelo Governo, tem o objetivo de incluir artesãos e artesãs em uma plataforma digital de vendas que amplie o alcance da produção artesanal paraense, fortalecendo o setor.

Com encontros já realizados em Belém e Região Metropolitana, até o momento, a iniciativa já contabiliza mais de 100 inscritos na plataforma digital que irá permitir a exposição permanente e gratuita dos produtos, com um grande potencial de alcance. Uma vez cadastrados no app, os artesãos e artesãs poderão comercializar seus itens de forma 100% digital, com entrega operacionalizada via Correios. 

Consultoria para a exposição de produtos nas redes sociais, cursos de embalagem dos itens e estratégias para destacar a produção e a exposição dos produtos nos canais digitais também fazem parte da iniciativa e caracterizam-se como benefícios aos profissionais participantes. 

Além disso, dentro do aplicativo, os artesãos também poderão contar com selos digitais que deverão destacar profissionais que já participaram da qualificação digital sobre o app, os que já foram orientados sobre a comercialização dos itens nas redes sociais, os que já realizam vendas para outros estados e que trabalham com produtos sustentáveis. 

Eduardo DemétrioEduardo Demétrio, coordenador de Cadeias Produtivas e Arranjos Produtivos Locais da Sedeme, explicou os objetivos da Secretaria com o desenvolvimento do ArteAma. “Queremos contribuir com a geração de renda para os artesãos paraenses, por isso estamos investindo nesse projeto, que estimula o desenvolvimento econômico nessa área tão importante que é o artesanato. Dessa forma, o nosso objetivo é facilitar o contato do consumidor com os produtos dos artesãos paraenses, em uma plataforma de vendas em que clientes de outros Estados e até de fora do país possam conhecer mais sobre o artesanato aqui do Pará, sem sair de casa”, detalhou.

Nádia Monteiro, artesã e vice-presidente da associação de artesãos de Outeiro ‘Casa do Pai’, que atualmente conta com cerca de 50 associados, revelou que o projeto do Governo do Pará chega em boa hora para contribuir com o comércio local. “Essa é uma oportunidade imensa que está sendo ofertada, porque o artesão da Ilha terá a oportunidade não só de vender aqui mesmo, mas também vender dentro e fora do país. Eu, como artesã, tenho mais de 29 anos trabalhando na área e vejo que muitas pessoas não dão o devido valor ao trabalho artesanal, então esse aplicativo traz uma abertura na mente do artesão, para que ele entenda que o seu produto vale e que ele pode exportar, criar parcerias com empresários, com outras instituições que ajudem a expandir o alcance dos produtos. Agora, inclusive, queremos criar a lembrancinha de Outeiro, que é muito comum em lugares turísticos e a pessoa que vem a Outeiro não tem, mas agora estamos criando e isso vai ser muito importante para todos os artesãos”, disse. 

Aletéia ValeAletéia Vale, artesã que trabalha com jateamento em vidros e espelhos na Ilha, ressaltou a importância do app para a ampliar o alcance da produção local. “Achei muito interessante esse projeto porque, por meio dele, vamos poder divulgar o nosso trabalho, coisa que a gente não fazia, ou seja, eu vou poder vender tanto aqui no Brasil quanto, quem sabe, para fora, então com certeza será muito bom para todos nós”, explicou. 

Após a apresentação das funcionalidades do aplicativo, foi realizado o pré-cadastro dos artesãos presentes no evento, que a partir de agora passarão a integrar o projeto. A previsão de lançamento do app é ainda para o primeiro semestre de 2022.