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EDUCAÇÃO PÚBLICA

Uepa e Ioepa lançam obras que resultam de pesquisas nos campi do interior

A parceria publicou sete obras, que estão disponíveis gratuitamente no formato e-book no site do Centro de Ciências Sociais e Educação

Por Fernanda Martins (UEPA)
30/03/2022 20h04

O Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), lançou na manhã desta quarta-feira (30) um conjunto de obras selecionadas pelo II edital da parceria com a Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa). Os livros se originam de pesquisas conduzidas na interiorização. O evento ocorreu em formato híbrido no auditório Paulo Freire, no Campus I, e contou com a presença de organizadores, diretores e autores, de forma remota e presencial.

A programação foi aberta pela organizadora do exemplar “Residência Pedagógica: Vivência dos Residentes de Química nas Escolas Públicas do Estado do Pará”, Ionara Terra. A professora frisou a importância das publicações de estudos realizados por grupos dos campi do interior. “Nós temos uma grande jornada de pesquisa com os alunos, em especial os nossos discentes do interior, que muitas vezes não têm essa oportunidade que hoje estão tendo”, afirmou Ionara Terra.O lançamento das obras ocorreu no auditório Paulo Freire, no Campus I da Uepa

Socorro Hage, também organizadora do livro “Formação de Professores na Amazônia Paraense: Concepções e Práticas”, relembrou quando, há dez anos, criou o grupo de estudos e pesquisas voltado à formação docente e práticas interdisciplinares, cujo objetivo era possibilitar a inserção dos acadêmicos dos municípios no campo da pesquisa. “Nós sabemos que o papel da universidade no seu tripé, não apenas pesquisa, mas ensino e extensão, é fundamental pra que a nossa Universidade se torne o que ela tem sido hoje nos municípios, uma referência em educação. E a porta que a gente tem dado pra comunidade é justamente oportunizar aos nossos acadêmicos a inserção nos grupos de pesquisa; se inserir nos projetos que são desenvolvidos”, enfatizou a professora.

Relevância - O diretor do CCSE, professor Anderson Maia, destacou que o papel das universidades no desenvolvimento de produções acadêmicas, notadamente o do Centro de Ciências Sociais e Educação, tem relevância nas 12 regiões de Integração. Ele falou ainda sobre a importância das áreas de conhecimento que a Uepa engloba: educação, tecnologia e saúde.

Sobre o terceiro edital, ele adiantou que nessa parceria a oportunidade será direcionada também aos demais servidores do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), para que produzam pesquisas e políticas que envolvam saúde, educação e tecnologia. “Isso é o que a gente deseja a partir desse terceiro edital e, com isso, oportunizar não só aos nossos pesquisadores e pesquisadoras do Centro de Educação, mas também aos nossos pesquisadores e pesquisadoras do CCBS e do CCNT, que estão não só aqui na capital, mas nesses 16 municípios onde tem campus da nossa Universidade”, acrescentou Anderson Maia.

Os livros lançados na manhã desta quarta-feira integram estudos e pesquisas desenvolvidos por alunos e docentes atuantes nos campi do interior. Os e-books serão disponibilizados gratuitamente no site do CCSE.Professores e pesquisadores da Uepa e gestores da Imprensa Oficial que participam de forma presencial do lançamento

Também participaram presencialmente o vice-diretor do Centro, Frederico Bicalho; o presidente da Ioepa, Jorge Panzera; o coordenador da editora da Ioepa, Maílson Lima, e o secretário municipal de Habitação de Belém, Rodrigo Moraes.

Obras publicadas

1. Saberes e práticas da formação docente. Organizadores: Airton dos Reis Pereira, Danielle Rodrigues Monteiro da Costa, Mirian Rosa Pereira.

2. Formação de professores na Amazônia paraense: Concepções e práticas. Organizadora: Maria do Socorro Castro Hage.

3. Formação de profissionais da educação e da saúde: cenário de desafios. Organizadores: Nidal Afif Obeid Freitas, Dagmar Fonseca Souza, Priscilla Rodrigues Caminha Carneiro.

4. Residência pedagógica: vivência dos residentes de química nas escolas públicas do estado do Pará. Organizadores: Ionara Antunes Terra e João da Silva Carneiro.

5. Óleos essenciais e aromas de espécies com valor econômico da Amazônia e seus processos educativos. Organizadores: Pablo Luís Baía Figueiredo, João da Silva Carneiro.

6. Territórios insulares: saberes da biodiversidade amazônica e seus processos educativos. Organizadores: Maria das Graças da Silva, Francisco Perpétuo Diniz.

7. Diálogos interdisciplinares para o ensino de ciências. Organizadores: Márcio José Silva, Mário José Silva da Costa, Karley dos Reis Ribeiro, Eusom Passos Lima, Reinaldo Feio Lima.