Obras do Campus da Uepa em Parauepebas seguem em ritmo avançado
Também foi sancionada hoje a lei 9.511, para realização de concurso para servidores efetivos para o Campus
Com mais da metade das obras concluídas, a primeira etapa de reconstrução do campus XXII da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Parauapebas, deve ser entregue ainda no primeiro semestre deste ano. A finalização total do prédio está prevista para setembro.
Nesta quarta (30), uma comitiva da instituição, formada por Clay Chagas, reitor da Universidade, Ilma Pastana, vice-reitora, Camila Claíde, coordenadora do convênio entre a Uepa e a Prefeitura de Parauapebas, visitou as obras, junto com professores da universidade e representantes da prefeitura de Parauapebas: o vice-prefeito, João Trindade, o Secretário de Educação, Leal Nunes, o Secretário de Governo, Keniston Braga, é a vereadora Eliene Soares.
"A obra avançou muito desde a última vez que estivemos aqui. Nós, enquanto universidade, estamos satisfeitos com o andamento e esperamos que a gente possa já fazer essa entrega entre o final do mês de maio e começo de junho e que a gente já possa no nosso vestibular do ano que vem, incluir Parauapebas como nosso campus XXII", disse o reitor da Uepa, professor Clay Chagas.
Atualmente, os cursos de Biologia, Matemática e Engenharia de Software são ofertados por meio de convênio entre a Uepa e a Prefeitura de Parauapebas. Os alunos participam das aulas no Centro de Estudos Universitários de Parauapebas (Ceup). Em agosto, começam as aulas da primeira turma de Enfermagem do município, que está com Processo Seletivo Especial em andamento.
Com a lei 9.511, sancionada hoje pelo governador Helder Barbalho, o reitor também enfatiza que poderão ser realizados concursos para servidores efetivos para atuarem na região. "Com a aprovação que saiu hoje no Diário Oficial a gente já está preparando concurso público, que não temos como finalizar devido as vedações eleitorais, mas estamos trazendo uma quantidade de 30 professores concursados que possam tocar a universidade, além dos servidores técnicos-administrativos", apontou Clay sobre as perspectivas futuras da unidade.
A construção abrange uma área de 4.557,57m², sendo composta de pavimento térreo e superior, com 19 salas de aula, 01 sala de estudo, 06 salas de tutorial, 03 salas de laboratório de informática, 03 salas de laboratório de ciências biológicas, 03 salas de laboratório de enfermagem, lanchonete, sala de TI e salas administrativas.
Já foram executados os serviços de alvenaria, reboco interno e externo, contrapiso de salas e laboratórios, instalação elétrica internas e externas, instalações hidrossanitárias.
Ainda na região Sudeste do estado, a comitiva da instituição de ensino visitou ontem (29), o município de Canaã dos Carajás, para uma reunião com a prefeitura municipal para discutir possíveis parcerias. "A visita de vocês é muito importante para que vocês conheçam in loco o que estamos fazendo pela educação no município de Canaã. Temos como objetivo tratar a Uepa o mesmo compromisso e responsabilidade que temos com a Unifesspa", explicou a prefeita Josemira Gadelha, exemplificando as ações desenvolvidas com oferta de graduação pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
Os coordenadores dos cursos de Fisioterapia e Biomedicina, Erica Feio e Sávio Reis, respectivamente, também participaram da agenda e realizaram e visita técnica, junto com os demais, ao hospital da cidade para avaliar as possibilidades da realização dos cursos na área da saúde.
Após o encontro, a Universidade irá realizar reuniões com os coordenadores de curso da instituição para construir um projeto e verificar as possibilidades de fechamento de convênios da Uepa com o município.