Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Redução de Emissões Provenientes do Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) é tema de diálogos em Belém

Evento ocorreu na última segunda-feira (28), no Hotel Beira Rio e segue até esta terça-feira (29)

Por Aline Saavedra (SECOM)
29/03/2022 12h20

A construção de um sistema jurisdicional para Redução de Emissões Provenientes do Desmatamento e Degradação Florestal, com preservação dos povos e comunidades tradicionais, esteve em foco na programação do seminário "REDD+ e monitoramento de indicadores de salvaguardas socioambientais" promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em parceria com a organização não governamental The Nature Conservancy (TNC). O evento ocorreu na última segunda-feira (28), no Hotel Beira Rio, em Belém, e segue até esta terça-feira (29).

O secretário adjunto de Gestão de Recursos Hídricos e Clima, Raul Protázio, afirma que a estratégia é importante para a construção do sistema jurisdicional de REDD+ no estado para reduzir o desmatamento e as emissões de gases de efeito estufa, com preservação dos interesses dos povos e comunidades tradicionais.

“Para isso, a gente precisa estabelecer uma série de salvaguardas, de proteção a esses efeitos negativos. Dessa forma, o que hoje estamos construindo aqui, iniciando o processo de construção de como nós vamos monitorar, de como vamos medir, garantir que esses interesses estejam sendo protegidos, porque a gente não pode reduzir o desmatamento ou as emissões a qualquer custo, a gente tem sim que reduzir as emissões, mas sempre protegendo os interesses dos povos mais vulneráveis”, ponderou.

São objetivos também do encontro a promoção da integração dos membros das equipes técnicas da Semas e da TNC junto às estratégias, ações estruturantes e vínculos operacionais entre às frentes de trabalho da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF-Task Force) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Outra finalidade é nivelar essas equipes quanto aos produtos, atividades e recomendação das consultorias vinculadas à iniciativa, além de sensibilizar as equipes sobre os conceitos práticos e seus vínculos com os elementos estruturantes do Projeto, entre outros. 

Tereza Moreira, coordenadora de Conservação da ONG The Nature Conservacy (TNC,) afirma que nesse evento, a TNC apoia o governo do estado do Pará na construção do sistema jurisdicional de REDD+, e que técnicos e gestores devem ter, desde a base, entendimento sobre a construção desse processo. 

“O papel da TNC nesse processo é de apoiar, assistir tecnicamente o Governo do Estado, como uma organização de conservação, com nosso time de especialistas e consultores, de modo que a gente possa fortalecer as capacidades do Estado, da própria sociedade civil envolvida nesse planejamento de estruturação do sistema jurisdicional de REDD no Pará, ao longo dos próximos meses, de uma maneira estruturante, que possa amparar o estado e os diferentes setores da sociedade, nesse desafio de redução de emissões por desmatamento e degradação”.

O integrante da consultoria socioambiental Nave Terra, Ronaldo Weigand, apresentou subsídios técnicos relacionados a REDD+, com ênfase ao aumento da temperatura média e da evaporação das águas dos oceanos, dificuldades de sobrevivência das árvores, principalmente de grandes portes, em períodos secos, entre outros dados, como avaliação da quantidade de carbono na atmosfera e possibilidades de incêndios florestais. e propôs sugestões para minimizar os impactos.

“Para amenizar a mudança do clima é necessária a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), com diminuição da queima de combustíveis fósseis e do desmatamento, e redução também das emissões da pecuária e da agricultura. Para aumentar a absorção do GEE é preciso a conservação e manejo das florestas, recuperação e plantio de florestas, além de uma agricultura de baixo carbono”, explicou.