Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÕES

Na Região do Carajás, Emater prevê 10 mil atendimentos de assistência técnica e extensão rural

Estimativa é para o ano de 2022, o que representa um avanço de 25% em relação ao ano passado

Por Luana Laboissiere (SECOM)
29/03/2022 08h18

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA) deverá realizar 10 mil atendimentos em 21 municípios que integram o Escritório Regional de Marabá, na Região de Integração de Carajás, até o final deste ano. A estimativa está prevista dentro do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater) para o ano de 2022, o que representa um avanço de 25% em relação ao ano passado. 

Por meio do Proater, instrumento de planejamento utilizado pelos agentes da ATER pública, são desenvolvidas as ações junto aos produtores familiares rurais, visando à produção sustentável, agregação de valor, geração de renda, organização social, diversificação agropecuária, inclusão social e manejo sustentável dos recursos naturais. 

De acordo com a zootecnista da Emater, Carmem Medeiros, que é mestra em Produção Animal, o trabalho de ATER aumenta o atendimento da Empresa junto ao público-alvo, a agricultura familiar, em comparação ao ano de 2021 quando foram realizados 8 mil e 300 (de 2021), além de que amplia a difusão de tecnologias de campo. 

“Entre as ações previstas no Proater regional estão a implantação de 15 Unidades Demonstrativas de bovinocultura leiteira (carro-chefe da produção local), de olericultura, de cultivo de grãos, e de fruticultura com destaque para o açaí”, destaca Carmem Medeiros. 

Também serão realizados diagnósticos participativos rurais nos municípios com o objetivo de estruturar melhor as cadeias produtivas, em especial a do açaí, como forma de estimular a geração de renda e assim, contribuir para a melhoria da qualidade de vida no meio rural. 

O Escritório Regional de Marabá da Emater abrange os escritórios locais de Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Breu Branco, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Marabá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia e Tucuruí. 

 

Crédito rural

Também está prevista no planejamento do Escritório Regional da Emater a elaboração de 570 projetos de crédito rural nas linhas do Mais Alimentos, Pronaf A e B e custeio pecuário, do Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar (Pronaf), com objetivo de qualificar o processo produtivo nas cadeias de bovinocultura leiteira, olericultura, avicultura, fruticultura e outras.

"Estimamos, com isso, duplicar o volume de recursos aplicados no campo, que no ano de 2021 foi de R$ 9.400.000,00, viabilizados por meio de agentes financeiros", ressalta a zootecnista da Emater.

Texto: Paula Portilho/Ascom Emater