Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Segup inicia segunda fase do 'Segurança Por Todo o Pará' na Risp Araguaia

Serão beneficiados os municípios de Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Pau D’Arco, Redenção, Santa Maria das Barreiras e Santana do Araguaia

Por Roberta Meireles (SEGUP)
28/03/2022 18h51

A segunda fase do Projeto “Segurança Por Todo o Pará” alcançou os municípios da 13ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp Araguaia), no sudeste paraense, nesta segunda-feira (28). O projeto, coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) junto com órgãos parceiros, teve reunião operacional no município de Redenção, sede da Risp Araguaia.

Representantes da Segup, do Comitê Integrado e de órgãos municipais participaram da reuniãoA reunião, realizada no auditório do Quartel do 7º Batalhão de Polícia Militar, contou com a participação de representantes da Segup, de membros do Comitê Integrado de Segurança Pública e Defesa Social (Cispeds Araguaia) e representantes de órgãos municipais de segurança pública.

Em 2020, o projeto foi apresentado na Região Integrada com oficinas monitoradas por agentes de segurança pública locais, visando traçar estratégias e montar um plano de ação eficaz para combater a criminalidade na região. O plano tático foi elaborado, e instalado o Comitê Integrado. Este ano, o projeto retorna às regiões integradas para a operacionalização dos planos táticos.

Protagonismo regional - Segundo o secretário adjunto de Operações da Segup, coronel PM Alexandre Mascarenhas, a descentralização da gestão da segurança pública é a principal meta do Projeto Segurança Por Todo Pará, com o fomento do protagonismo dos processos e peculiaridades regionais. “Com a segunda fase do ‘Segurança Por Todo O Pará’ queremos integrar, cada vez mais, os órgãos do sistema de segurança pública para que consigamos diminuir os índices de CVLI que já vêm reduzindo no Estado. Em Redenção, sede da 13ª RISP, conversamos com representantes da segurança pública estadual para apontar quais linhas de ação e estratégias de enfrentamento da criminalidade devemos seguir nesta região”, informou o gestor.

Profissionais de órgãos estaduais iniciam mais uma etapa do amplo projeto de segurançaSobre a reunião operacional, o residente do Cispeds Araguaia e comandante do CPR V, coronel PM Daniel da Silva, disse que “tivemos bastante proveito desta reunião no sentido de aumentar ainda mais a integração entre os órgãos, onde os gestores tiveram a oportunidade de expor várias situações típicas de sua instituição, para que ao final pudéssemos traçar estratégias viáveis para execução de operações integradas na região. Vamos acompanhar todas as ações desenvolvidas nas operações e disponibilizar os meios necessários para o fiel cumprimento da missão”.

Recursos - Durante a reunião foram discutidas as principais demandas da região, com o alinhamento e definição das estratégias a serem realizadas nas próximas semanas. Serão disponibilizados recursos para as ações de acordo com a solicitação do colegiado de órgãos locais.

Fazem parte da 13ª Risp sete municípios: Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Pau D’Arco, Redenção, Santa Maria das Barreiras e Santana do Araguaia.

Texto: André Macedo - Ascom/Segup