Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO E LOGÍSTICA

Novos agentes de Educação de Trânsito iniciam capacitação

O curso aborda questões relativas à ética e à cidadania no serviço público e temas específicos de noções de engenharia de trânsito

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
28/03/2022 16h23

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) iniciou, nesta segunda-feira (28), o curso de qualificação dos novos servidores da Coordenadoria de Educação de Trânsito (CED). Participam da capacitação 12 novos agentes de educação de trânsito aprovados no Concurso C-177 e nomeados no mês passado pelo Governo do Estado.

A educação é um dos principais pilares de atuação do Detran nas vias, juntamente com a fiscalização de trânsito e a engenharia de tráfego. O agente de educação de trânsito tem a função de salvar vidas, realizando ações educativas que busquem conscientizar a todos sobre a responsabilidade individual e coletiva para a segurança nas rodovias do Estado.

"Educar significa proporcionar uma chance de reflexão visando uma mudança comportamental de condutores, ciclistas e pedestres, com o objetivo de humanizar o trânsito. Assim, podemos prevenir e reduzir acidentes, além de promover a cidadania", diz a diretora geral do Detran, Renata Coelho.

Ao recepcionar os novos servidores, o diretor técnico-operacional do órgão, Bento Gouveia, e a coordenadora de educação de trânsito, Isabella Nunes, ressaltaram que o órgão vem atuando em várias frentes de trabalho, a fim de zerar os acidentes, objetivo, segundo eles, que perpassa também por uma equipe de educação para o trânsito capacitada, atuante e consciente do seu papel para tornar a segurança viária efetiva no estado.

“Quando a gente se capacita e se prepara, temos como passar o melhor para a população, cumprindo o nosso principal objetivo que é a diminuição de riscos nas vias, tanto de mortes como de acidentes”, disse Isabella Nunes.      

Os agentes estão sendo capacitados e passando por um processo de aprendizagem sobre educação no trânsito, com o intuito de garantir um trânsito mais seguro de forma preventiva aos condutores, ciclistas e pedestres. O instrutor do curso e técnico do Detran, Carlos Valente, explica que os conteúdos do curso abordarão questões relacionadas à ética e cidadania no serviço público e também a questões específicas, como noções de engenharia de trânsito, educação de trânsito, operações e fiscalização de trânsito, garantindo aos novos agentes uma visão ampla da atuação do Detran.

“Vamos falar da atuação técnica e também mostrar os projetos e prioridades do Detran, para que eles possam ter o conhecimento básico da área que irão atuar”, detalha.

A formação também prevê a realização de oficinas sobre o conteúdo programático e ao final será traçado um perfil técnico individual para que a CED possa avaliar a distribuição interna de cada um, conforme as gerências da Coordenadoria. Atualmente, a Coordenadoria é composta pelas Gerências de Integração no Trânsito, Programas e Projetos Pedagógicos, Cultura de Trânsito e Escola Pública de Trânsito.

Para os candidatos, o momento é de expectativa pelo início dos trabalhos. “Estou chegando agora e quero aproveitar ao máximo essa semana de formação para adquirir mais conhecimento sobre nossa área de atuação junto com os conhecimentos que já tenho para, assim, contribuir para que o nosso trânsito seja mais seguro pra todos’’, comentou a agente e técnica ambiental, Nayane Maués.