Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Editora da Ioepa entrega livro sobre a história do pastor Manoel Santana Lopes

Por Governo do Pará (SECOM)
28/03/2022 14h48

Os exemplares impressos do livro “Um homem, um caminho...A História da vida de Manoel Santana Lopes” foram entregues na última quinta-feira (24), na sede da Imprensa Oficial do Estado. O livro, que leva o selo da editora pública Dalcídio Jurandir, foi escrito pelo pastor Manoel Santana Lopes que veio a falecer antes da conclusão do projeto, sendo organizado por Esther Maria de Souza Braga para ser apresentado na festividade dos 90 anos da Igreja Adventista da Promessa.

Segundo o pastor Luciano de Souza, a publicação do livro tem um significado muito grande para a igreja no Norte. “Foi através de Manoel Santana Lopes que a igreja iniciou, a partir de Belém, depois se estendeu para a região Oeste, no Baixo Amazonas, e também para outros estados. Então, tudo o que está contido no livro consegue mostrar o caminhar de um trabalho típico de um homem destemido, autodidata e que publicou muitos livros sem ter uma formação”, comentou ele, ao informar que a obra narra um pouco das dificuldades iniciais pelas quais a igreja passou. “Se hoje temos toda uma estrutura, se temos toda uma organização se deu por conta de homens corajosos como foi Manoel Santana Lopes”, reforçou.

Esther Maria de Souza Braga lembra que há mais de 20 anos foi procurada por Manoel Santana Lopes para revisar a sua autobiografia, mas o tempo passou e o autor faleceu em 2005 sem conseguir publicar a obra.

O pastor Santana escreveu a sua autobiografia na minha casa para que eu fizesse a revisão do seu livro, há mais de 20 anos, revisei, entreguei, datilografou e levou numa pastinha. O tempo foi passando e ele faleceu em 2005. “Passado algum tempo, a diretora foi a minha casa e me pediu para fazer a edição de um livro. Para minha surpresa, quando peguei o material era a obra que tinha revisado no passado”, contou ela, que fez toda a edição, algumas entrevistas e remeteu o projeto para análise da igreja em São Paulo.

Esther conta ainda que houve uma tentativa de lançar a obra nos 60 anos, mas o projeto só saiu do papel neste ano, com a comemoração dos 90 anos da igreja no norte do Brasil. “A autobiografia conta a história de toda a trajetória dele, de como ele conheceu a Igreja Adventista da Promessa e como ela se expandiu para a região norte. Ele é um dos pioneiros da igreja aqui. Ele era o ancião da Igreja Adventista do Sétimo Dia”, contou.

Segundo o presidente da Imprensa Oficial do Estado, Jorge Panzera, é uma satisfação ter no catálogo da editora uma obra que retrata a história do pioneiro da Igreja Adventista da Promessa na região Norte. “Quando assumimos a gestão na Imprensa Oficial do Estado, uma de nossas missões era dar voz a todos os setores da sociedade paraense, valorizando a literatura e os escritores e personalidades de nossa terra”.  

O livro “Um homem, um caminho...A História da vida de Manoel Santana Lopes” tem 211 páginas e conta com projeto gráfico, editoração, capa e impressão da editora pública Dalcídio Jurandir.

Texto: Julie Rocha/Ascom Ioepa