Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital de Clínicas opera crianças e adultos em mutirão de cateterismo

A iniciativa no HC, referência em cardiologia no Pará, buscou agilizar o atendimento a pacientes infantis e adultos

Por Marcelo Leite (COSANPA)
28/03/2022 14h25

Equipe Hemodinâmica Cateterismo da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em BelémSorridente e atento ao desenho na palma da mão, José Roberto dos Santos, de 9 anos, ainda se recupera de um procedimento cirúrgico no coração realizado no último sábado (26). Portador de uma cardiopatia congênita, ele foi um dos 10 pacientes atendidos no mutirão de cateterismo organizado pela Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém.

A unidade é referência em cardiologia no Pará e promoveu o mutirão para agilizar o atendimento de pacientes infantis e adultos que aguardavam por cirurgias classificadas como eletivas, como alguns casos de cateterismos. Realizado em dois dias (26 e 27), o mutirão de procedimentos cardíacos é sempre um desafio para o hospital.

Com o filho José Roberto se recuperando bem da cirurgia, Diana Serqueira falou sobre a importância do acompanhamento médico. “Ele faz tratamento desde que nasceu. Cresceu bem até que veio a recomendação para a cirurgia. Na época não conseguimos sair de Altamira, mas demos entrada novamente nos exames no ano passado. Agora que ele fez a cirurgia, é seguir o acompanhamento de consultas. Inclusive já vamos sair com retorno marcado”, contou a mãe.

“Além de complexos e com riscos, procedimentos como esses dependem de um trabalho em equipe que vai além dos profissionais de hemodinâmica. É preciso organizar a logística de material, convocar pacientes, realizar exames, dispor leitos para internação antes e depois da cirurgia. Praticamente todo o hospital se envolve”, explica o médico cardiologista intervencionista no HC, Rogério dos Anjos Miranda.

Profissionais em procedimentos no mutirão deste final de semana para agilizar atendimentos em cardiologiaPara este mutirão, além de José Roberto, outras quatro crianças entre 5 e 11 anos foram atendidas no sábado. No dia seguinte os procedimentos foram realizados em outros cinco pacientes com idades entre 15 e 30 anos. Ao longo dos meses de janeiro e fevereiro, deste ano, foram 258 procedimentos realizados, somando casos eletivos e de urgência. No último ano, foram 2012 procedimentos realizados.