Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO

'Sua Casa': 250 famílias de Santa Izabel são contempladas

Programa garante até 21 mil reais para construção, reconstrução e ampliação do imóvel e auxilia no pagamento da execução da obra

Por Ronan Frias (DETRAN)
28/03/2022 12h43

Chefas e chefes de famílias em Santa Izabel exibem o benefício do Sua Casa ao lado de autoridades públicasO governador Helder Barbalho beneficiou 250 famílias carentes de Santa Izabel do Pará, na Região Metropolitana de Belém, com cheques do programa "Sua Casa". A iniciativa concede até 21 mil reais para construção, reconstrução e ampliação da moradia e auxilia no pagamento dos profissionais contratados para execução da obra. A ação representa um investimento superior a R$ 2 milhões que vai aquecer a economia local e gerar renda.

“Hoje nós estamos avançando nas agendas em Santa Izabel, levando infraestrutura urbana e os benefícios habitacionais do programa Sua Casa”, destacou o chefe do executivo paraense.

O abraço de gratidão no governador por dona Maria José da Paixão, uma das contempladas com o 'Sua Casa'O programa Sua Casa é gerenciado pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab). De acordo com o presidente da instituição, Orlando Reis, a ação demonstra a intenção do programa em melhorar a situação habitacional no Estado. “O governo do Estado, por meio da Cohab, está aqui em Santa Izabel pela terceira vez. O governo investe para que as pessoas possam, ao final da obra, morar com mais dignidade. Esse é o objetivo do Sua Casa: melhorar a qualidade de vida da população”, disse Reis.

Dona Maria José da Paixão foi uma das contempladas na ação desta segunda. A dona de casa contou o que pensa em fazer depois que recebeu os cheques do programa: “Eu vou poder reconstruir a minha casa. Hoje quatro pessoas moram comigo e eu estou muito satisfeita por receber esse cheque para eu fazer a minha casa nova”.

A satisfação da moradora de Santa Izabel, Marcele Oliveira, com a possibilidade de melhorar a casa própria

O “Sua Casa” tem como objetivo principal garantir auxílio para aquisição de material de construção e para o pagamento dos trabalhadores empregados durante a obra. O valor concedido pelo “Sua Casa” é de até 21 mil reais. Segundo estimativas da Cohab, os investimentos na política habitacional já foram expandidos para todas as regiões paraenses desde que o programa foi criado em 2019, garantindo melhorias aos lares e também gerando renda para trabalhadores da construção civil.

Desde a criação em 2019 até o final de fevereiro de 2022, segundo a Cohab, o programa já chegou a 117 cidades paraenses em todas as regiões. O investimento total do "Sua Casa", com a liberação das duas etapas, somou mais de R$ 260 milhões. O recurso foi destinado para o atendimento de 25 mil domicílios. A estimativa da Companhia é que o programa beneficiou mais de 125 mil pessoas ao longo dos anos.

Moradora Maria José Bezerra com o cheque do Sua Casa que assegura a construção do imóvel da famíliaPara receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios - estabelecidos em lei - para serem inscritos. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. Em seguida, a próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.

SERVIÇO

Interessados em se cadastrar no Programa "Sua Casa" podem ligar para: (91) 3214.8533 e (91) 3214.8400.