Agentes da Adepará têm treinamento para aprimorar procedimentos
O curso se volta às fiscalizações de trânsito agropecuário realizadas em locais estratégicos, como as fronteiras do Pará
Agentes de Posto de Fiscalização Agropecuário (PFA) da Adepará em ação nas estradas Como o objetivo de atualizar os servidores, conforme as legislações agropecuárias relativas aos procedimentos adotados nas fiscalizações de trânsito agropecuário realizadas em locais estratégicos do Pará, e em fronteiras estaduais, nas atuações em Postos de Fiscalização Agropecuários (PFA), a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) realizou novo treinamento para seus agentes, de dias 22 a 25 de março, nos Postos Gurupi, em Cachoeira do Piriá e do Itinga, em Dom Elizeu.
O treinamento contemplou servidores lotados nos postos de fiscalização dos municípios de Cachoeira do Piriá e Dom Elizeu. Porém, alcançará todos 78 servidores lotados nos 15 Postos de Fiscalização Agropecuária da Agência, e faz parte do planejamento anual da Gerência de Trânsito Agropecuário.
O objetivo das ações nos Postos Agropecuários é garantir que o consumidor tenha ofertas de produtos e subprodutos, de origem vegetal e animal, com qualidade e sem risco à saúde pública. A fiscalização também monitora o trânsito de maquinários agrícolas, nas fronteiras do Estado, pois caso esses estejam sem as condições exigidas podem comprometer a agricultura, com risco de contaminação de plantações, através de pragas.
Equipe da Adepará de Cachoeira do Piriá e do Itinga reunida em treinamento sobre fiscalizaçõesEsse trabalho também é indicador quantitativo de entrada e saída de produtos agropecuários e tendo a principal função de barreira sanitária, portanto, salvaguardando o agronegócio paraense, para um comércio justo leal, dando as condições a quem não mede esforços para estar em acordo com as legislações sanitárias e de comércio.
“Esse treinamento para nos foi de fundamental importância, pois nos trouxe mais conhecimentos acerca da temática. Com a metodologia adotada, também conseguimos saber como atuar na prática em situações diárias do nosso trabalho”, avaliou o servidor Arleilson Alves.
Capacitação - No treinamento foi aplicado o modelo de capacitação adotado pela Agência, com realização de avaliação de nivelamento no início, exposição de conteúdo teórico e avaliação final. Também foram realizadas práticas de fiscalização para avaliação dos procedimentos adotados nos Postos.
A atividade foi promovida pela Gerência de Trânsito Agropecuário (GTAGRO), que possui como uma de suas atribuições levar o conhecimento e realizar atualizações junto aos servidores envolvidos com a fiscalização de trânsito agropecuário.
"A Adepará se preocupa em capacitar seus servidores para garantir que a legislação seja aplicada da forma correta, com o objetivo de promover a defesa agropecuária do Estado do Pará, impedindo a entrada de doenças e pragas além de coibir a circulação de produtos e subprodutos clandestinos que comprometem a saúde da população e a economia paraense”, afirma Paulo Bastos, Gerente de Trânsito Agropecuário da Agência.
SERVIÇO
A Adepará está presente nos 144 municípios paraenses e disponibiliza a Ouvidoria para receber denúncias. No site da Agência há os contatos dos escritórios das regionais. Os telefones são: 3210.1101, 1105 e 1121. Caso a preferência seja por telefone celular, o contato é o (91) 99392.4264.