Estação Cidadania será inaugurada em Ananindeua nesta quarta-feira, 05
Belém e Região Metropolitana ganham na próxima quarta-feira, 5 de setembro, às 10h, mais uma unidade da Estação Cidadania, espaço coordenado pela Secretária de Estado da Administração (Sead), que integra um conjunto de serviços de utilidade pública em um só lugar. A Estação Cidadania Metrópole Ananindeua contará com os serviços de 11 órgãos estaduais e dois órgãos federais em uma área de 951,45m² no segundo piso do Shopping Metrópole Ananindeua, com previsão aproximada de 10 mil atendimentos por mês e benefício de pelo menos 720 mil moradores de cinco municípios com a emissão de documentos como carteira de identidade, carteira de trabalho, primeira habilitação, entre outros.
Segundo a titular da Sead, Alice Viana, a expectativa é que cada vez mais a população tenha seus direitos garantidos. “A nova unidade vai aproximar ainda mais o cidadão dos serviços oferecidos pelo Governo do Estado e dois órgãos federais. Tudo em um espaço moderno, confortável e seguro, com atendimento de qualidade e excelência prestado por servidores treinados e compromissados”, afirma.
A exemplo das estações Cidadania Marabá, Bosque Grão-Pará, Pátio Belém Centro e Parauapebas Carajás essa é a quinta iniciativa de implantação do serviço em parceria com um shopping.
Entre os serviços já ofertados a Estação Metrópole terá duas novidades: uma agência regional da Superintendência Regional do Trabalho (SRTB) trabalhando na emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social que poderá ser retirada na hora pelo usuário e recurso para o seguro desemprego e a Superintendência da Receita Federal da 2ª Região Fiscal (SRRF) que ofertará os serviços de agendamento de serviços na Receita Federal; Código de Acesso ao Portal e-CAC; Comprovante de Inscrição no CPF; Consulta ao Processo; Consulta Informações Cadastrais no CPF; Consulta Pendências - Situação Fiscal; Consulta Restituição e Situação da Declaração IRPF; Consulta Situação Cadastral do Imóvel no Cafir; Demonstração sobre obtenção de informações no conteúdo do sítio RFB; Demonstração sobre obtenção dos serviços disponibilizados no e-CAC; Emissão de Certidão Imóvel Rural; Emissão de Certidão Pessoa Física; Emissão de Darf; Emissão de Darf para Pagamentos de Quotas do IRPF; Emissão de DAS-MEI; Emissão de GPS - Guia da Previdência Social; Extrato do Processamento da DIRPF; Inscrição no CPF; Parcelamento Simplificado Não Previdenciário; Parcelamento Simplificado Previdenciário; Preenchimento PERD/COMP.
A população terá acesso ainda aos serviços do Banpará, Polícia Civil, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), secretarias de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh/Procon), de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e da Fazenda (Sefa), Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado (Arcon), Fundação Pro Paz, institutos de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) e de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado do Pará (Iasep).
A Estação Cidadania Metrópole Ananindeua funcionará de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 18h, e se unirá a outras sete unidades já implantadas no estado: Guamá e Jurunas, Bosque Grão-Pará e Pátio Belém Centro, na capital; e Marabá, Santarém e Parauapebas, no interior, que juntas já atenderam aproximadamente três milhões de usuários. Os serviços mais procurados pela população são os ofertados pela Celpa, Banpará, Polícia Civil (Carteira de Identidade), Detran e TER, que podem ser agendados pelo endereço www.estacaocidadania.pa.gov.br.