Ponte do rio Meruú completa um mês desenvolvendo o Baixo Tocantins
A nova ponte encurta distâncias, dinamiza o escoamento da produção e integra 12 municípios paraenses
Entregue há um mês pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), a ponte “Gerson Peres”, sobre o rio Meruú, em Igarapé-Miri, consolida-se como uma estrutura estratégica para a mobilidade urbana e o escoamento de produção. O equipamento moderno permite a navegação no rio e representa, na prática, mais desenvolvimento econômico e social para os 12 municípios do Baixo Tocantins.
“Há exatamente 30 dias que inauguramos a ponte Gerson Peres, no Meruú, mudando de forma exponencial o modal rodoviário naquele trecho da PA-151, com o fim da travessia por balsa transpor à outra margem do rio, além de deixar de ser oneroso para quem transportava a produção, algo em torno de R$ 2 mil por dia, para as empresas de açaí em época da safra, também permitiu influenciar de forma direta no desenvolvimento humano, como por exemplo na educação, saúde e segurança”, destacou Adler Silveira, secretário de Transportes do Estado.
Na prática, a nova ponte integra 12 municípios paraenses: Igarapé-Miri, Mocajuba, Barcarena, Abaetetuba, Cametá, Baião, Moju, Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Izabel. Segundo o último censo do IBGE, cerca de 740 mil habitantes residem na região, e, portanto, foram beneficiados com a nova estrutura.
Maior produtor de açaí do Brasil, Igarapé-Miri tem agora maios facilidade para escoar a produção do fruto que aquece economia local. Se no passado os motoristas aguardavam até uma hora para atravessar o rio Meruú, hoje o percurso de uma margem a outra é feito em 38 segundos. Isso também representa um ganho para logística, produção e economia dos municípios da região.
Há um mês, as viagens ficaram mais rápidas para David Cardoso, de 35 anos, motorista de ambulância do sistema de saúde municipal de Cametá. “Para nós, condutores de ambulância e para os pacientes, melhorou muito. Antes, as viagens duravam mais três horas de tempo, e agora nós tiramos cerca de duas horas até Belém. Foi uma grande vitória para os municípios do Baixo Tocantins sem dúvida, já que agilizou nosso trabalho de locomoção”, conta ele, que costuma fazer o trajeto Cametá-Belém-Cametá sempre que necessário.
Para o representante de vendas Lucas Araújo, de 21 anos, as viagens de motocicleta a trabalho para região também ficaram mais dinâmicas com a construção da ponte. “Antes da ponte era complicado, eu perdia tempo para atravessar, às vezes, mais de duas horas, perdia toda uma logística porque trabalho com vendas. Quando a gente viajava a noite também era muito perigoso ficar parado para esperar a balsa, já que é uma rodovia bastante deserta e para nós pararmos era ruim. Mas agora com a ponte nós conseguimos concluir nosso trajeto ainda de dia, sem risco de ser assaltado ou roubado, então é um ganho muito grande para nós”, frisou ele.
Infraestrutura - Entregue no dia 24 de fevereiro, a ponte sobre o rio Meruú tem 560 metros de extensão e ganhou o nome de Gerson Peres em homenagem ao ex-deputado federal paraense, falecido no ano de 2020. Localizada no quilômetro 100 da PA-151, ela tem 15 pilares para apoio e sustentação do tabuleiro.
A ponte foi construída com dolfins de proteção dos seus pilares a fim de evitar choque de embarcações.
Os dois vãos centrais para navegação da ponte Gerson Peres podem receber embarcações de até 8 metros de altura e até 30 metros de largura, facilitando a navegação no rio Meruú. Construída há mais de 20 anos, a rodovia PA-151 tem 255,7 quilômetros de extensão e dá acesso aos municípios de Barcarena, Abaetetuba, Igarapé-Miri, Cametá, Mocajuba, Baião e Moju.