Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Governo do Estado nomeia 65 aprovados nos concursos da PGE, Seplad e Jucepa

Por Barbara Brilhante (PGE)
23/03/2022 16h52

A nomeação de 65 aprovados nos concursos da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), da Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad) e da Junta Comercial do Pará (Jucepa), realizada pelo governador Helder Barbalho na manhã desta quarta-feira (23), cumpre mais um compromisso assumido pela atual gestão do Governo do Estado para o fortalecimento do setor público e a valorização do servidor. O ato ocorreu no Palácio dos Despachos, em Belém.  

“Nós tomamos a decisão de valorizar a escolha do servidor público efetivo como colaborador e patrimônio estratégico do nosso Estado. Por isso, temos feito concursos públicos, chamando imediatamente os aprovados, garantindo o cumprimento de uma estratégia que é ampliar a força do servidor público, ampliar a presença de colaboradores para estarem perto da população, para ter uma administração cada vez mais dinâmica e eficiente, que colabore na transformação da vida das pessoas”, disse o chefe do Executivo Paraense.

Na ocasião, foram assinados os decretos de nomeação dos novos servidores com as publicações previstas para a quinta-feira (24) no Diário Oficial do Estado (DOE). Destes, 26 farão parte do quadro efetivo de pessoal da PGE, 24 da Seplad e 15 irão assumir cargos na Jucepa. 

“Ficamos duplamente felizes, porque é um compromisso da atual gestão. Então, a nomeação dos servidores aprovados é mais um importante passo. E, também, porque o equilíbrio fiscal tem nos permitido realizar concursos em 18 órgãos simultaneamente, abrimos mais de 7.300 vagas para o serviço público. Além de fazermos o concurso, estamos nomeando imediatamente os servidores aprovados. Eles se agregam aos atuais servidores e vão trabalhar para os 9 milhões de paraenses a partir de agora ”, comemorou a titular da Seplad, Hana Ghassan.  

Concursos – Os três certames foram realizados entre os meses de novembro e dezembro de 2021. O concurso público da Procuradoria ofertou 36 vagas, sendo 24 para nível superior e 12 para nível médio, com Cadastro de Reserva (CR); para o da Seplad, foram previstas 24 vagas com cadastro reserva para área administrativa; e o da Jucepa visou preencher 10 vagas para nível superior e cinco para nível médio, todos com cadastro reserva.

“Este é um momento de história para a Procuradoria, assim como para as demais instituições. São órgãos que, há mais de 15 anos, não contratavam via do concurso público. Estes servidores vêm em boa hora para somar esforços, para continuar o processo de aprimoramento dos serviços prestados por todos estes órgãos. Na PGE, em especial, é de fundamental importância para que possamos continuar defendendo o Estado e prestando serviços ao cidadão paraense”, afirmou o procurador-geral do Estado, Ricardo Sefer.  

De acordo com Mariana Nascimento Oliveira, candidata que obteve a maior nota geral e conseguiu o primeiro lugar na aprovação para o concurso da Seplad, preenchendo uma das vagas para o cargo de Técnico em Gestão Pública – Ciências Econômicas, a nomeação dará a oportunidade aos novos servidores de colocar em prática o que vinha sendo estudado e ajudar a construir as políticas públicas do Estado.  

“Políticas e ações que de fato chegam à sociedade e trabalham o desenvolvimento regional, isso é muito gratificante, assim como sentir que fazemos parte da construção de um Estado mais justo”, disse. 

Previsão para novos concursos

Para 2022, estão previstos concursos para 13 órgãos estaduais, somando um total de 1.733 novas vagas. São eles: Corpo de Bombeiros, Fundação Santa Casa de Misericórdia (FSCMPA), Fundação Hospital das Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), Hospital Ophir Loyola (HOL), Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Instituto de Gestão Previdenciária do Pará (Igeprev), Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), Polícia Civil – área administrativa), Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), Instituto de Metrologia do Pará (Imetro), Agência de Transporte Metropolitano (AGTRAN) e Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC). 

“Essa mão de obra vem para que consigamos fazer um incremento e valorizar o serviço público. Depois de anos sem concurso, isso é fundamental. Vamos cada vez mais melhorar o atendimento para o usuário que procura os nossos serviços”, finalizou a presidente da Jucepa, Cilene Sabino.