Detran promove oficina para população idosa no bairro da Cabanagem
A formação ocorreu na Usina da Paz (UsiPaz), em Belém, e integra as ações do Programa Territórios pela Paz (TerPaz).
Na manhã desta terça-feira (22), o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) promoveu, por meio da Coordenadoria de Educação de Trânsito (CED), uma oficina voltada para a população idosa, com finalidade de orientar e informar a população sobre o comportamento seguro no trânsito, através de palestras, dinâmicas em grupos e jogos interativos. A formação ocorreu na Usina da Paz (UsiPaz), no bairro da Cabanagem, em Belém, e integra as ações do Programa Territórios pela Paz (TerPaz).
Conduzida por servidores da educação, a ação faz parte do projeto Detran nas Comunidades, que integra o programa Cultura de Segurança no Trânsito. A oficina abordou assuntos sobre atuação do idoso como motorista, ciclista e pedestre no trânsito e como trafegar de forma segura e consciente. Ao final da ação, foram distribuídos brindes a todos os participantes.
Para o aposentado Levy Paulo, de 85 anos, a oficina serviu para alertá-lo em relação à segurança no trânsito. Ele relembrou uma situação envolvendo uma idosa que pretendia pegar um ônibus e quase caiu quando o motorista arrancou com veículo. "Já dirigi por muitos anos, hoje não tenho mais habilitação, mas ainda vejo muita confusão no trânsito. Agora, ando de ônibus e fico atento a tudo. É importante que tenham paciência com os idosos", comentou.
A Gerente de Cultura no Trânsito da CED, Giovanna Carvalho, ressaltou a importância em promover ações educativas voltadas para a terceira idade. "Essa oficina abrange desde o transitar do idoso em sua casa até nas vias, por meio de dinâmicas educativas, trabalhando a mobilidade destes idosos", explicou.
Ainda nesta manhã, a equipe de educação de trânsito do Detran realizou mais uma ação do projeto "Detran nas Empresas". A iniciativa visa orientar a prevenção de sinistros envolvendo colaboradores que utilizam veículos de quatro ou duas rodas. Cerca de 38 trabalhadores de uma empresa privada do segmento alimentício de Belém participaram da palestra, que abordou fatores de risco para o trânsito, além de instruir de forma consciente e segura como trafegar nas vias próximas à empresa.