Qualifica Pará leva cursos técnicos para bairros atendidos pelo TerPaz
Entre as oportunidades de novos aprendizados, há aulas sobre Chapista, Vendedor Comércio e Varejo e Marcenaria Básica
Moradoras no curso de Manipulação e Conservação de Frutas no bairro da Terra Firme, em BelémA moradora da Terra Firme, Marisanta Lobato, de 44 anos, é uma das participantes do curso de Manipulação, Beneficiamento e Conservação de Frutas que iniciou ontem (21), na Escola Estadual Brigadeiro Fontenelle, em Belém. “Eu busco um crescimento profissional, eu sou agente de saúde e também artesã, então com esse novo curso quero ter mais autonomia e aumentar o meu negócio. Eu trabalho com confecção de crochê, bijuteria, bolsas, espero aproveitar o máximo”, disse entusiasmada.
O curso faz parte do “Qualifica Pará”, programa do governo do Estado, promovido pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), também nos bairros atendidos pelo programa Territórios Pela Paz (TerPaz).
Além do curso de Manipulação, Beneficiamento e Conservação de Frutas, foram iniciados o curso de Chapista e Atendente de Lanchonete, Vendedor Comércio e Varejo, Camareira, Marcenaria Básica e Instalador Hidráulico, em outros territórios do TerPaz, como Jurunas e Guamá, também em Belém e no Icuí-Guajará, em Ananindeua.
Em geral, os participantes dos cursos têm interesse em se capacitar e buscar novas áreas de conhecimento“A Seaster se sente lisonjeada e muito animada para levar os cursos do Qualifica Pará aos 144 municípios paraenses. Além de qualificação profissional, o programa contribuirá na abertura de empreendimentos que tenham viabilidade econômica onde forem implantados. Atender o público do TerPaz é primordial, entendendo que a cidadania também se dá através de geração de emprego e renda à população”, informou o titular da Seaster, Inocencio Gasparim.
No total, 120 pessoas foram inscritas nos cursos técnicos que possuem carga horária entre 100 e 200 horas. Para a diretora do Núcleo de Articulação da Cidadania, Juliana Barroso, da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), órgão responsável pelas ações do TerPaz, a demanda reprimida nesses bairros foi um fator determinante para a alta procura.
“Tivemos uma grande procura por esses cursos, só para ter noção, a maioria deles teve as vagas preenchidas horas após a abertura das inscrições. Isso mostra o quanto a população está precisando e busca a profissionalização no seu próprio bairro. Já estamos buscando novas estratégias para aumentar essas vagas e oferecer, em breve, novos cursos aos moradores atendidos pelo TerPaz”, disse Juliana.
A Marisanta é um exemplo. Ela não perde uma oportunidade de se capacitar e buscar novas áreas de conhecimento. “Eu já fiz outros cursos ofertados pelo TerPaz, é muito bom se capacitar, esses cursos abrem novos horizontes. Essas trocas de experiências e conversas com o professor e os outros participantes ajudam e muito. É uma forma de atrair e despertar mais o nosso interesse”, ponderou.
Serviço - Outros cursos ofertados pelo Programa Qualifica Pará, nos bairros atendidos pelo TerPaz, serão divulgados em breve nas redes sociais da Seac.