Etnomusicologia é tema de dois eventos em novembro
Estudar os contextos socioculturais da música e observá-la não enquanto produto, mas como um processo cultural complexo. Esse é o papel da etnomusicologia, um subcampo dentro da área de conhecimento da música que se propõe a estudar as formas e as atividades musicológicas de todas as culturas.
Para produzir e apoiar pesquisas etnomusicológicas realizadas na Região Norte, estabelecendo pontes entre mestres musicais e a academia, será realizado, de 26 a 28 de novembro, das 17h até 21h30, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), a V Jornada Etnomusicologia e o III Colóquio Amazônico de Etnomusicologia.
As inscrições são gratuitas, abertas à comunidade acadêmica e externa e devem ser feitas pelo site do evento. Organizados pelo Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM) da Uepa e pelo Laboratório de Etnomusicologia (LabEtno) da Universidade Federal do Pará (UFPA), os eventos contarão com a participação de pesquisadores, professores, estudantes e músicos de destaque, como o Prof. Dr. Samuel Mello Araújo Júnior, do Laboratório de Etnomusicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que participará da conferência “A Construção Dialógica do Conhecimento Musical”.
Para mais informações, acesse aqui.
Serviço: A V Jornada Etnomusicologia e o III Colóquio Amazônico de Etnomusicologia acontecem de 26 a 28 de novembro, de 17h até 21h30, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa, localizado na Travessa Djalma Dutra, s/n, bairro do Telégrafo, Belém.