Estado fortalece políticas públicas para pessoas com deficiência
Nesta segunda-feira (21), comemora-se o Dia Internacional de Síndrome de Down, cuja data tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a inclusão e promover a discussão de alternativas para aumentar a visibilidade social das pessoas com a síndrome. No Pará, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio da Gerência de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (GPDPD), é a responsável por articular, em âmbito estadual, políticas públicas voltadas às Pessoas com Deficiência.
Em 2021, a GPDPD promoveu uma série de atividades que visam articular com a rede de atenção à pessoa com deficiência, o acompanhamento de denúncias do Disk 100 ou por outras formas de denúncias de violência contra os PcD, além disso prestou apoio às organizações de terceiro setor voltado ao público atendido pela Gerência.
De acordo com o gerente da GPDPD, Eduardo Benigno, todas as ações voltadas ao público são definidas em parceria com a sociedade civil. “Por meio de formulação e implementação de planos, programas e projetos, seminários, encontros, etc., visamos a disseminação dos direitos, acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência", disse.
Sobre as políticas públicas, Eduardo Benigno sinalizou que a GPDPD mobilizou os representantes da política de direitos humanos nos municípios para a inscrição na formação, para a reunião com Grupo Gestor do Marajó, assim como está sensibilizando os gestores municipais sobre a importância de ter um representante dos direitos humanos no grupo.
A Gerência de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência é vinculada à Coordenadoria de Promoção da Cidadania e Defesa dos Direitos Humanos. A GPDPD fica localizada no prédio sede da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, que fica localizada na rua 28 de Setembro, 339, no bairro da Campina, em Belém.