Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE AO PRECONCEITO

Sejudh fortalece políticas públicas de combate à discriminação

No dia da Igualdade Racial, a secretaria divulga a Caravana de Cidadania, em Castanhal, para o ato dos 21 Dias contra o Racismo

Por Gerlando Klinger (SEJU)
21/03/2022 15h53

Nesta segunda-feira (21), data em que é comemorada o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio da Gerência de Promoção da Igualdade Racial (GPIR), divulga a Caravana de Cidadania e Direitos Humanos ao município de Castanhal, na próxima sexta-feira (25), para o ato dos 21 Dias de Ativismo contra o Racismo.

A GPIR atua no fortalecimento de políticas públicas que envolvam o combate à discriminação racial, entre outras atividades. Cabe à gerência, por exemplo, o combate a todas as formas de violência expressa de discriminação racial e étnica, e outras formas de intolerâncias. O órgão atua em campanhas educativas, eventos e debates junto às instituições governamentais e entidades não governamentais, visando ao fomento de políticas públicas voltados à promoção da política da igualdade racial.

DATA HISTÓRICA

No dia 21 de março de 1960, na África do Sul, aproximadamente 20 mil negros protestavam contra uma lei que limitava os lugares de circulação. A manifestação era pacífica, mas tropas do Exército atiraram contra a multidão. Com o confronto, 69 pessoas morreram e outras 186 ficaram feridas, no episódio conhecido como massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a Organização das Nações Unidas instituiu o 21 de março como o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.

METAS

O Programa Raízes atua, de acordo com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030, trabalhando pela redução da desigualdade social, com o objetivo de empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, de forma a reduzir as desigualdades, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, nacionalidade, religião, condição econômica ou outra.

A Gerencia de Promoção da Igualdade Racial, que integra o Programa Raízes, é vinculada à Diretoria de Cidadania e Direitos Humanos, da Sejudh, e também atua no combate à discriminação racial por meio de ações de articulação junto a outras secretarias e órgão públicos e privados.

“Ações de capacitação em direitos humanos e o apoio a eventos étnicos raciais são atuações desta gerência. Não há o que celebrar ainda, pois enquanto existir racismo, não há como existir uma vida plena de direitos”, disse Vanessa Moura Bastos, gerente de Igualdade Racial da Sejudh.