Plantio de árvores melhora paisagem de ruas e praças de Monte Alegre
Projetos da Emater e Prefeitura valorizam floresta nativa e a conscientização ambiental no município do Baixo Amazonas
Servidor da Emater, em Monte Alegre, realiza plantio na Praça Matriz, do município no Baixo AmazonasFoto: DivulgaçãoPassear por Monte Alegre, no Baixo Amazonas, tem sido uma experiência cada vez mais ecológica: desde 2021, o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) planta mudas frutíferas e ornamentais pelas ruas e praças das zonas urbana e periurbana.
O objetivo é melhorar a paisagem e aumentar o conforto térmico, bem como conscientizar a população sobre a importância da flora nativa e da adequação do planejamento urbanístico.
MAIS BELEZA, SOMBRA E AR FRESCO
O verde começa a dar o tom em ruas e praças com o projeto da Emater e a prefeitura de Monte Alegre Foto: DivulgaçãoAs ações do projeto Monte Alegre Mais Verde, da Emater, integram-se ao projeto Arboriza Monte Alegre, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), transformando ruas e praças a partir de novas árvores de espécies como ipê roxo e limão taiti.
O município é o maior produtor de limão taiti do Pará, de acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).
Equipes da Emater e prefeitura de Monte Alegre prontas para entrar em ação com novo plantioFoto: Divulgação“A parceria entre órgãos é o caminho entre a ideia e concretização. Além de recuperarmos o passivo ambiental, estamos todos juntos criando espaços ambientalmente mais saudáveis, com a diminuição da temperatura, sombreamento e repovoamento desses espaços de uso comum”, deslinda o chefe do escritório local da Emater em Monte Alegre, o técnico em agropecuária Egnaldo Garcia.
FLORES E FRUTOS
O especialista indica que as árvores em questão devem começar a florescer ou frutificar a partir do terceiro ano: “Por isso é um processo, e não um fato isolado. São necessários entendimento e participação coletivos”, diz.
Para a técnica de enfermagem, Marlene Ribeiro, de 63 anos, a iniciativa não só torna a vida da população mais agradável no dia a dia nos itinerários para o trabalho, e, claro, para o lazer e a convivência, também, promove um cartão-postal verde, para visitantes e turistas.
“É muito bom chegarmos a uma cidade e encontrarmos árvores grandes e floridas. Levamos em mente de que naquela cidade existem pessoas educadas e que cuidam muito bem do lugar”, expõe.
Ainda, ela diz-se “lisonjeada”, até porque uma das praças já beneficiadas, praça Vó Chiquinha, no bairro do Curaxi, é um batismo em homenagem à mãe dela, Francisca Ribeiro, falecida aos 92 anos em janeiro.
“Foi um lindo tributo que mamãe recebeu pela jornada na comunidade e pelo trabalho na igreja. A praça agora terá cada vez mais sombra e flores”, emociona-se.
ANIVERSÁRIO
No último 15 de março, o município completou 142 anos e recebeu de presente uma força-tarefa com Emater e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) plantando mais de 100 mudas de ipê amarelo, rosa e roxo em vários bairros e na Praça da Matriz. As mudas foram doadas por Emater e Instituto de Desenvolvimento Florestal (Ideflor).
Estão previstos outros plantios intensivos pelo menos até 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma das metas é estender à zona rural neste semestre.
Segundo o secretário de meio ambiente do município, Madson Pereira, Monte Alegre já é uma cidade bem servida de natureza: a tendência é “manter e aperfeiçoar”: “Vale ressaltar que o plantio de mudas não é aleatório: é calculado conforme análise social, científica e de apoio multiinstitucional. Começamos a substituir, por exemplo, espécies exóticas ou introduzidas, cujo desenvolvimento de raízes prejudicava as calçadas, por plantas que correspondem à nossa área original de floresta”, explica.
*Texto de Aline Miranda (Ascom - Emater)