Plantio de árvores melhora paisagem de ruas e praças de Monte Alegre
Projetos da Emater e Prefeitura valorizam floresta nativa e a conscientização ambiental no município do Baixo Amazonas
Servidor da Emater, em Monte Alegre, realiza plantio na Praça Matriz, do município no Baixo AmazonasPassear por Monte Alegre, no Baixo Amazonas, tem sido uma experiência cada vez mais ecológica: desde 2021, o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) planta mudas frutíferas e ornamentais pelas ruas e praças das zonas urbana e periurbana.
O objetivo é melhorar a paisagem e aumentar o conforto térmico, bem como conscientizar a população sobre a importância da flora nativa e da adequação do planejamento urbanístico.
MAIS BELEZA, SOMBRA E AR FRESCO
O verde começa a dar o tom em ruas e praças com o projeto da Emater e a prefeitura de Monte Alegre As ações do projeto Monte Alegre Mais Verde, da Emater, integram-se ao projeto Arboriza Monte Alegre, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), transformando ruas e praças a partir de novas árvores de espécies como ipê roxo e limão taiti.
O município é o maior produtor de limão taiti do Pará, de acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).
Equipes da Emater e prefeitura de Monte Alegre prontas para entrar em ação com novo plantio“A parceria entre órgãos é o caminho entre a ideia e concretização. Além de recuperarmos o passivo ambiental, estamos todos juntos criando espaços ambientalmente mais saudáveis, com a diminuição da temperatura, sombreamento e repovoamento desses espaços de uso comum”, deslinda o chefe do escritório local da Emater em Monte Alegre, o técnico em agropecuária Egnaldo Garcia.
FLORES E FRUTOS
O especialista indica que as árvores em questão devem começar a florescer ou frutificar a partir do terceiro ano: “Por isso é um processo, e não um fato isolado. São necessários entendimento e participação coletivos”, diz.
Para a técnica de enfermagem, Marlene Ribeiro, de 63 anos, a iniciativa não só torna a vida da população mais agradável no dia a dia nos itinerários para o trabalho, e, claro, para o lazer e a convivência, também, promove um cartão-postal verde, para visitantes e turistas.
“É muito bom chegarmos a uma cidade e encontrarmos árvores grandes e floridas. Levamos em mente de que naquela cidade existem pessoas educadas e que cuidam muito bem do lugar”, expõe.
Ainda, ela diz-se “lisonjeada”, até porque uma das praças já beneficiadas, praça Vó Chiquinha, no bairro do Curaxi, é um batismo em homenagem à mãe dela, Francisca Ribeiro, falecida aos 92 anos em janeiro.
“Foi um lindo tributo que mamãe recebeu pela jornada na comunidade e pelo trabalho na igreja. A praça agora terá cada vez mais sombra e flores”, emociona-se.
ANIVERSÁRIO
No último 15 de março, o município completou 142 anos e recebeu de presente uma força-tarefa com Emater e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) plantando mais de 100 mudas de ipê amarelo, rosa e roxo em vários bairros e na Praça da Matriz. As mudas foram doadas por Emater e Instituto de Desenvolvimento Florestal (Ideflor).
Estão previstos outros plantios intensivos pelo menos até 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma das metas é estender à zona rural neste semestre.
Segundo o secretário de meio ambiente do município, Madson Pereira, Monte Alegre já é uma cidade bem servida de natureza: a tendência é “manter e aperfeiçoar”: “Vale ressaltar que o plantio de mudas não é aleatório: é calculado conforme análise social, científica e de apoio multiinstitucional. Começamos a substituir, por exemplo, espécies exóticas ou introduzidas, cujo desenvolvimento de raízes prejudicava as calçadas, por plantas que correspondem à nossa área original de floresta”, explica.
*Texto de Aline Miranda (Ascom - Emater)