Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Fundação leva ações de cultura para o município de Cametá

Por Governo do Pará (SECOM)
19/03/2022 19h41

O Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará, esteve na manhã desta sexta (18) realizando uma série de agendas no município de Cametá. A equipe esteve no prédio da Prefeitura onde se reuniu com o Vice-Prefeito que também acumula o cargo de Secretário de Educação, Ênio de Carvalho e a chefe de gabinete, Fátima Lobo. A pauta foi o alinhamento de uma programação cultural que irá acontecer no município, além do programa leitura por todo o Pará. O evento contará com oficinas, diálogos e shows de artistas locais, envolvendo literatura, inclusão e artesanato.

A fundação desenvolve suas ações em quatro vertentes que são “Formação”, mediante cursos e oficinas de iniciação e aprofundamento em arte e ofício, sob diversas linguagens artísticas. “Leitura e informação”, por meio de cursos e programações voltadas à universalização do acesso à leitura, às bibliotecas e aos suportes de registro da informação. “Incentivo a Cultura”, na forma de editais, prêmios, leis de incentivo e linhas de financiamento para as diversas esferas de pesquisa, prática e produção da arte e do ofício em diferentes linguagens artísticas e socioculturais. Por último, "Programação e eventos”, com extensa e diversificada programação artístico-cultural desenvolvida em seus prédios e espaços como teatros, cinemas, galerias, auditórios e praças internas, além da expansão dessas ações para fora dessas áreas.

No diálogo com vice-prefeito, constatou-se que a população maior fica na zona rural, e por isso estamos planejando políticas públicas que irão contemplar esse grupo também assim como as comunidades quilombolas. A Diretora de Leitura e Informação da FCP, Suzana Tota, comenta que tendo uma organização como essa que abrange essas comunidades, diretamente estaremos trabalhando a inclusão. “Nesse caso o programa leitura por todo o Pará vai ter uma sintonia com essa proposta, pois o programa também trata de inclusão. É a leitura que entra nas comunidades, nos hospitais, nos presídios, nas escolas, envolvendo os professores e todos os atores que fazem parte desse contexto e principalmente toda a comunidade”.S

Seguindo o cronograma de reuniões, a FCP dialogou com uma equipe de assessoria técnica em educação da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) formada por técnicas, professoras, pedagogas, para discutir sobre propostas relacionadas à educação na cidade. Além das propostas, esse grupo faz parte da organização do evento que acontecerá em Cametá.

Texto: Wellyngton Coelho