Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Atendimento da Emater em áreas quilombolas é destaque como serviço público em São Miguel do Guamá

Por Governo do Pará (SECOM)
18/03/2022 23h23

Nesta sexta-feira (18), o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em São Miguel do Guamá, na Zona Guajarina, apresentou seus resultados de 2021 e metas de 2022 para os vereadores do município, com o objetivo de transparência do serviço público e fortalecimento da parceria entre os poderes executivo e legislativo.

O momento constou da 6ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal e foi transmitido ao vivo nas redes sociais institucionais respectivas, com interação de internautas.  

Um dos destaques da apresentação foi o trabalho em relação a comunidades quilombolas. Mesmo no contexto da pandemia, a Emater atuou em processos revolucionários de regularização ambiental e fundiária. 

A comunidade Santa Maria do Muraiteua, por exemplo, foi a primeira no Pará a receber um Cadastro Ambiental Coletivo (CAR), na modalidade Povos e Comunidades Tradicionais, por meio do programa Regulariza Pará, via uma estratégia integrada entre Emater, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Instituto de Terras do Pará (Iterpa). O documento foi entregue pelo próprio governador Helder Barbalho, em outubro do ano passado. 

“Hoje podemos dizer que as comunidades Santa Maria, Barreira, Fátima e Poeirinha estão aptas para receber todas e quaisquer políticas públicas. Quando entregamos um CAR, quando entregamos uma DAP [Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - Pronaf], quando realizamos um evento para conhecer e trocar experiências, estamos entregando, junto, esperança, motivação e engajamento para essas pessoas, por muito tempo escanteadas à invisibilidade de cidadania”, remontou o chefe do escritório local da Emater em São Miguel, o técnico em Agropecuária Odiwaldo Silva.

Segundo ele, outra comunidade quilombola, Cantagalo, às margens do rio Guamá, é meta atual, no atendimento às cerca de 80 famílias moradoras: “É na parceria com os diversos órgãos, com a Prefeitura, com os demais representantes, que buscamos ali melhorar o acesso geográfico, para qualidade de vida e também escoamento da produção”, discursou. 

Apoio

Para o presidente da Câmara, vereador Raimundo Lopes (Raimundo Miteco), “como poder legislativo, a gente reconhece que a Emater tem sido uma grande parceira, com todos os vereadores, independentemente de linha partidária ou de área de atuação. Tem levado ao nosso produtor o atendimento dentro das possibilidades: assistência técnica, emissão de CAR e de DAP, projetos para financiamento rural em conjunto com o Banco da Amazônia”, afirmou. 

O parlamentar considerou que, apesar das dificuldades pela Covid-19 e pela limitação de infraestrutura, são muitos agricultores e localidades atendidos sem interrupção - e a ideia agora é somar esforços: “Vamos nos colocar à disposição para esta parceria, porque a equipe da Emater quer trabalhar, o poder legislativo tem direcionado e o poder executivo precisa desse atendimento com um órgão de extensão rural”, pontuou. 

Texto:  Aline Miranda (Ascom Emater), com informações da Ascom da Câmara de São Miguel