Adepará promove semana de Treinamento em Defesa Sanitária Animal para servidores das Unidades agropecuárias
Encerrou hoje (18), no auditório da Universidade da Amazônia (UNAMA), em Belém, o Treinamento em Defesa Sanitária Animal promovido pela Agência de Defesa Agropecuária do Pará (ADEPARÁ). A capacitação teve início na segunda-feira (14/03) e reuniu Médicos Veterinários, agentes de fiscalização e auxiliares de campo que atuam nas regionais de Breves, Soure, Castanhal e Abaetetuba.
Na abertura do evento, o Diretor Geral da Adepará, Jamir Macedo, deu as boas vindas aos servidores e falou do quanto são importantes essas ações que tem como foco os agentes públicos que atuam em diversas regiões do estado e contribuem para a defesa sanitária animal em todo o território paraense.
Com participação de representantes do MAPA @mapa_brasil, a capacitação tem o objetivo de promover um nivelamento de informações relacionadas aos programas desenvolvidos pela Agência em todo o estado. “Nós tivemos uma semana de capacitação abordando os programas sanitários desenvolvidos para que eles tivessem conhecimento daquilo que estamos propondo para o avanço da defesa agropecuária em todo o estado. E, esse trabalho também vai ser realizado em outras regionais, aperfeiçoando cada vez mais a educação sanitária”, explicou a gerente de defesa animal, Graziela Soares de Oliveira.
No último dia do evento, os participantes acompanharam a palestra do diretor regional de fiscalização de trânsito agropecuário, Paulo Bastos. Para o gerente regional, o treinamento é fundamental para reciclar e melhorar o desempenho de quase mil servidores. "É uma atualização para que os servidores tenham mais capacidade técnica de atuação em campo com relação à legislação e a metodologia de trabalho”.
As servidoras Katherine Fragoso e Luciana Cher, respectivamente fiscal federal agropecuária e auditora fiscal do Ministério da Agricultura (MAPA), falaram sobre o plano estratégico do governo federal para tornar o país livre da febre aftosa substituindo a vacinação do rebanho por outras medidas de vigilância e também sobre as ferramentas de gestão que serão usadas na auditoria que o ministério realizará em maio no Pará".
As representantes do MAPA parabenizaram a Adepará pela realização do evento. “Um treinamento com todas as esferas dentro de uma unidade local é muito importante porque dá conhecimento a todos que atuam junto aos produtores, à comunidade, às partes interessadas, das diretrizes que regem a atividade da saúde animal”, disse Katherine Fragoso.
O médico veterinário Gustavo Souza do Amaral , lotado na Unidade Local de Sanidade Agropecuária da Adepará, em Abaetetuba, que abrange 14 municípios paraenses, acredita que o treinamento possibilita maior interação entre as regionais e a agencia sede. “A capacitação do servidor é primordial para o bom atendimento ao produtor rural e ao desenvolvimento do nosso trabalho no campo, bem como a interação com a sede para trocar informação de forma rápida, conhecer e ter um bom diálogo com os gerentes e assim fazer o serviço veterinário oficial ser referência no Brasil”.