Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Hospital de Clínicas inicia projeto de educação em saúde para alta performance

Com capacitação, equipes poderão atuar nos múltiplos cenários de alta e média complexidade da cardiologia, da psiquiatria e da nefrologia que são atendidos no Hospital

Por Marcelo Leite (COSANPA)
18/03/2022 11h52

As diferentes técnicas utilizadas para o manejo de recém-nascidos após cirurgia cardiovascular ou para a reanimação em casos de parada cardiorrespiratória foram temas de dois treinamentos para profissionais de enfermagem da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC) ao longo dos últimos dias.

As capacitações fazem parte de um novo projeto da unidade que busca preparar as equipes para uma “Enfermagem de Alta Performance” capaz de atuar nos múltiplos cenários de alta e média complexidade da cardiologia, da psiquiatria e da nefrologia que são atendidos no Hospital de Clínicas.

Para alcançar esse objetivo, o Serviço de Enfermagem (SENF) do hospital montou um plano de ações de educação em saúde com cerca de 30 treinamentos planejados a partir da identificação das necessidades de capacitação em cada área de atuação das equipes de enfermagem e com base em quatro “linhas de saber” que poderão ser trabalhadas em conteúdos teóricos, práticos e até a distância.

“Os treinamentos fazem parte de uma trilha de aprendizagem dividida em saberes relacionados à instituição, saberes gerais sobre a enfermagem, saberes específicos por área de atuação e saberes do comportamento. Vamos utilizar os recursos mais acessíveis e a tecnologia para facilitar que nossas equipes possam executar a assistência da forma correta e segura”, explica Tárcio Amoras, enfermeiro no SENF da unidade.

Marcilene Pimentel integra a equipe de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do HC há 17 anos. Ela destaca a importância do treinamento para a atuação da equipe no cuidado com os bebês cardiopatas. “A atualização de conhecimentos é sempre importante e, nesse caso, ela vem com uma melhoria do processo porque o pós-operatório passará a ser feito na nossa unidade e é preciso um cuidado específico nessa etapa do tratamento”, pontua a profissional.

Para Christielaine Zaninotto, enfermeira à frente do Serviço de Enfermagem, a busca pela alta performance é fundamental diante do perfil de atendimento da Fundação. “A média e a alta complexidade em cardiologia, psiquiatria e nefrologia exigem uma qualificação diferenciada dos profissionais. Com esse projeto, além de melhorar a assistência com mais segurança para o paciente, reforçamos a qualidade dos nossos serviços de referência”, explica a gestora.