Moradores aprofundam conhecimentos em ferramentas de marketing na UsiPaz Cabanagem

Com foco nas demandas comunitárias, oficina priorizou o uso de técnicas e recursos do marketing para micro e pequenos empreendedores a fim de otimizar a divulgação de seus produtos e serviços

18/03/2022 12h30 - Atualizada em 18/03/2022 12h35

Ao longo dessa semana, a comunidade do entorno da Usina da Paz (UsiPaz) do bairro da Cabanagem participou da oficina de Publicidade e Propaganda, promovida pela Diretoria de Comunicação Popular e Comunitária (DCPC), vinculada à Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). Entre os objetivos estão o fortalecimento de negócios a partir de técnicas de comunicação e geração de oportunidades de empreendedorismo.

Titular da DCPC, Fábio Oliveira pontua a importância dos espaços para a formação e qualificação da comunidade, além de outros fins. “As Usinas aproximam o Governo do Estado da população, pois são espaços privilegiados com infraestrutura adequada para atender a comunidade com ações educativas, serviços, esporte, cultura, apresentações artísticas, enfim, garantindo a inclusão social, a redução dos índices de violência e o fortalecimento comunitário”, afirma.

Evelyn Aquino foi a instrutora responsável pela oficina de Publicidade e Propaganda. “A área de atuação, os negócios, e segmentos locais foram observados de forma a fazer uma oficina voltada para o empreendedorismo de micro e pequeno porte para a comunidade da Cabanagem, pensando em trabalhar dentro das ferramentas possíveis, para que eles possam realmente divulgar os seus produtos e serviços e conseguir ótimos resultados”, explica a publicitária.

Jaqueline Lima, 34 anos, trabalha com artesanato de laços e tiaras infantis. “Vim conhecer o curso para aprimorar mais a parte de atendimento digital às minhas clientes. Como trabalho com venda on-line quero aprender um pouco mais a utilizar minhas redes sociais a benefício da minha empresa”, disse a empreendedora.

Já Helena Rodrigues, 54 anos, trabalha com revenda de produtos de catálogo. “Procurei o curso em busca de conhecimento para melhorar minha renda, saber mais sobre venda on-line. Já fiz alguns cursos de culinária e agente ambiental e fiquei muito feliz quando começaram as ações, pois aqui sempre fomos carentes de tudo. Nunca teve nada para as crianças, adolescentes e jovens. Quando vi essas oportunidades, desde o início comecei a aproveitar tanto na área da saúde, quanto na de cursos. Minha neta faz balé, natação e é um espaço muito bom. Só tenho a agradecer”, comenta a autônoma.

A DCPC prima pela criação de polos de comunicação comunitária nos bairros contemplados, por meio da realização de atividades formativas, que viabilizem a produção de produtos midiáticos por parte da comunidade beneficiada. 

Para o diretor Fábio Oliveira, contribuir para a geração de renda é uma das atuações do Programa Territórios pela Paz (TerPaz). “A importância dessa oficina, por exemplo, é poder usar o marketing digital para o fortalecimento do comércio, das atividades econômicas, como mercados e lojas das pessoas da comunidade, para que elas possam aplicar esse conhecimento divulgando a sua marca e seus serviços”, acrescenta.


Confira as oficinas do mês de março:

Produção de Texto – Encontro de Lideranças Indígenas – 11 a 13 de março
Publicidade e Propaganda – Usipaz Cabanagem - 15 a 18 - e em Santarém, Oriximiná e Terra Santa - 21 a 26
Fotografia – Usipaz Icuí - 15 a 18, 14h as 18h
Audiovisual – Abaetetuba - 22 a 25
Produção Cultural – Abaetetuba - 22 a 25

Mais informações podem ser obtidas em http://www.secom.pa.gov.br/

Por Governo do Pará (SECOM)