Inscrições para a 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas encerram nesta quinta-feira (17)
A competição é destinada para escolas das redes municipal, estadual, federal e particular de ensino
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa que, nesta quinta-feira (17), às 23h59, termina o prazo para que os espaços de aprendizagem inscrevam seus alunos na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A competição pedagógica reúne anualmente, cerca de 17 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, das redes municipal, estadual, federal e particular de ensino.
Para que a comunidade escolar participe do torneio, é necessário que os diretores acessem o site da OBMEP, cliquem no banner "inscrições abertas para a 17ª OBMEP”, insiram o código de sua escola e preencham o formulário de seis etapas. É importante destacar que a numeração de matrícula e a senha utilizada em 2021, não serão válidas para a inscrição deste ano.
COMPETIÇÃO
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar novos talentos, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional destinado às escolas públicas e privadas brasileiras. A prova é aplicada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Dentre os principais objetivos, a OBMEP busca estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; além de promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento, entre outros.
Dividida em duas etapas, a 1ª fase da competição será realizada no dia 7 de junho e compreende uma prova objetiva com 20 questões. Já a 2ª fase está prevista para o dia 8 de outubro e composta por uma avaliação discursiva de seis questões. Assim como ocorre anualmente, as provas são divididas e preparadas de acordo com o nível de escolaridade dos alunos:
Nível 1 (6º ao 7º ano)
Nível 2 (8º e 9º ano)
Nível 3 (Ensino Médio)
SERVIÇO: O regulamento completo pode ser acessado no site da Obmep.
Texto: Marx Vasconcelos, com a supervisão de Vinícius Leal (Ascom/Seduc)