Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ABASTECIMENTO

GT articula ações integradas para garantir o pescado na Semana Santa

O Grupo de Trabalho, mobilizado pela Sedap, reuniu representantes da Secon e Dieese sobre questões como o preço

Por Governo do Pará (SECOM)
17/03/2022 16h47

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), da Secretaria Municipal de  Economia de Belém (Secon) e do  Departamento Intersindical de Pesquisa e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA) estiveram reunidos nesta quarta-feira(17) com a finalidade de colocar em prática ações integradas que garantam o acesso do consumidor  ao pescado da Semana Santa a preços acessíveis. O encontro ocorreu na sede da Sedap.

A articulação do Grupo de Trabalho inclui a  fiscalização, ordenamento e segurança para garantir o abastecimento do pescado durante a Semana Santa. No próximo dia 24, também na sede da Sedap, haverá um novo encontro dos representantes do GT.O GT reúne técnicos da Sedap, Secon e Dieese-PA para definir ações que protejam os interesses do consumidor

O titular da Sedap, Giovanni Queiroz e o coordenador de aquicultura da secretaria, Alan Pragana acompanharam a reunião que também contou com a presença do secretário municipal de economia, Apolônio Brasileiro e do supervisor técnico do Dieese no Pará, Roberto Sena.

A importância do trabalho conjunto entre a  Sedap e a Prefeitura de Belém, através da Secon e do Dieese foi destacada pelo secretário Queiroz . Ele ressaltou que além da capital, a Sedap trabalha na articulação com outros municípios e que também já iniciaram as reuniões locais para garantir que ninguém fique sem o pescado da Semana Santa na mesa.

O titular da Secon, Apolônio Brasileiro,  disse que o  período da Semana Santa “é o momento em que os belenenses mais consumem o peixe, porém, sabemos que infelizmente o cenário não está favorável com relação ao valor de mercado, devido aos aspectos econômicos nacionais e internacionais que vêm inflacionando todos os produtos alimentícios de uma forma em geral. Nossa intenção é buscar ações integradas que garantam o abastecimento interno do pescado e diminuir a pressão sob os preços”, explicou o Secretário Municipal de Economia.

Tradição - Há 20 anos o Governo do Estado realiza a Feira do Pescado, como ressaltou o coordenador de aquicultura. “A Sedap trabalha em parceria com os municípios de todas as regiões do Estado e sempre respeitando as peculiaridades de cada um”, destacou.

A Sedap, explica Pragana, trata com fornecedores de pescado, mais precisamente, nos pontos apoiados pela secretaria. “Através dessa parceria com a Prefeitura de Belém, a tendência é que esses preços fiquem abaixo do que normalmente é praticado pelo mercado; nós procuramos fazer um preço mais acessível para a população, visando justamente que não haja o desabastecimento e assim os consumidores não fiquem sem o pescado durante o período de Semana Santa”,  garantiu o coordenador de aquicultura.

*Texto de Rose Barbosa (Ascom Sedap)