Pesquisa de opinião da PGE avalia como alta a qualidade do atendimento na instituição
O público externo, composto por advogados e servidores de outros órgãos, avaliou também a agilidade no retorno de demandas, entre outros fatores
Público externo avalia como excelente o atendimento da PGE Pelo menos 95% das pessoas que participaram da Pesquisa Periódica de Opinião da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), realizada no mês de janeiro deste ano, consideraram como excelente ou boa a qualidade do atendimento prestado pela instituição no ano de 2021. A informação consta no relatório divulgado pelo Núcleo de Planejamento (Nuplan) da Procuradoria, no último dia 10 de março, e se refere à opinião do público externo.
“A pesquisa foi dividida em duas etapas, uma voltada ao público interno, ou seja, servidores da PGE, e outra ao público externo, na qual foram ouvidos advogados, servidores de outros órgãos e pessoas que tiveram a experiência de tratar alguma demanda com a Procuradoria no ano passado. Todos puderam participar sem se identificar, porque o nosso objetivo é dar voz ao cidadão e ter um feedback sobre os serviços ofertados pela PGE”, ressaltou a Iêda Fernandes, coordenadora do Nuplan.
Esta é a segunda vez que a pesquisa é desenvolvida pelo órgão. A primeira foi em 2021, pela atual gestão da casa, com o objetivo de ampliar a qualidade dos serviços prestados pela instituição e potencializar a voz do cidadão em busca de melhorias. PGE buscou ouvir público externo para aprimorar os serviços
Além da qualidade do atendimento, outros itens foram analisados, como: celeridade/agilidade no retorno de demandas (87% consideram excelente ou boa / 13% pode melhorar); encaminhamento/ orientação recebidos (90% excelente ou boa / 10% disseram que pode melhorar); qualidade da página institucional (81% consideram o site da PGE excelente ou bom / 18% dizem que pode melhorar); atualização de notícias em redes sociais (86% excelente ou boa / 14% acham que pode melhorar); qualidade de treinamentos em plataforma (84% excelente ou boa / 16% pode melhorar); e, por fim, a qualidade da atuação da PGE em 2021 (93% excelente ou boa / 8% pode melhorar).
A pesquisa foi realizada em formato virtual, por meio do site da PGE, e disponibilizou oito questionamentos para serem respondidos pelos participantes. As avaliações variavam em uma escala de 1 a 10.
“Uma das nossas metas institucionais é aumentar a excelência dos nossos serviços e dar mais transparência às políticas públicas defendidas pelo órgão, tanto judicial quanto administrativamente. Sendo assim, a pesquisa é uma estratégia importante para avaliarmos se a nossa missão está sendo cumprida, com eficácia, eficiência e efetividade”, finalizou o procurador-geral do Estado, Ricardo Sefer.