Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE

Hemopa começa a semana com mais de 586 bolsas de sangue no estoque

Unidades abriram em Belém, Castanhal, Capanema, Marabá, Redenção e Tucuruí, em benefício de 2.300 pacientes

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
14/03/2022 14h14

Voluntária da Hemorrede doa sangue ao Hemopa, em Castanhal, no nordeste estadualO final de semana foi produtivo para a Hemorrede. As unidades de Belém, Castanhal, Capanema, Marabá, Redenção e Tucuruí abriram no último sábado (12) para atendimento ao público e conseguiram coletar, juntos, 586 bolsas de sangue. Essa quantidade pode beneficiar mais de 2.300 pacientes na rede hospitalar.

Em Belém, os voluntários da Igreja Assembleia de Deus, da Cidade Nova Em Belém, além das unidades da sede e do shopping Castanheira, também teve ação externa na Igreja Assembleia de Deus, da Cidade Nova. Na capital foram coletadas 337 bolsas de sangue. “Um verdadeiro fôlego para iniciar a semana com um estoque positivo. Mas, sempre lembrando que a necessidade de coleta de sangue é diária diante da grande demanda hospitalar de todo o Estado”, destacou Juciara Farias. 

Em Tucuruí, o Hemopa recebeu membros da comissão técnica do Independente, time de futebol do município, que motivados também pelo Projeto Doadores Futebol Clube, parceria entre Funtelpa e Fundação Hemopa, compareceram e cumpriram com o papel cidadão. Em Tucuruí, a ação de sábado resultou em 28 comparecimentos e desses, 24 voluntários doaram.

Em Tucuruí, jogadores do time de futebol Independente aderiram ao ato solidário de doação de sangue No município de Redenção, a faculdade FESAR promoveu o Trote Solidário aos alunos dos cursos de Medicina, Direito e Enfermagem. "Hoje nós estamos fazendo trote com ações inspiradoras, que são contagiantes dentro do processo de empatia e de exercício de amor ao próximo. Convidamos os nossos alunos para retribuir os serviços às comunidades aonde vivem. Esse momento possibilita o aprendizado e também ações de cidadania e solidariedade”, destacou a professora Karina Donizete, coordenadora do Núcleo de Experiência Discente. 

No total foram 63 comparecimentos e 57 doações efetivadas. Ainda teve o registro de 18 pessoas no Redome – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. Rute Bortotto Silva, aluna do curso de Direito, estava entre os doadores. "Acho que se todo mundo usasse essa forma de trote para fazer o bem para alguém, ajudaria muito a nossa sociedade", destacou.

O Hemocentro de Marabá recebeu caravanas do município de São Domingos de Araguaia, da Igreja Adventista do Sétimo Dia e da Empresa Dínamo Engenharia. Foram registrados 80 comparecimentos e 72 bolsas coletadas.

Também teve caravana se deslocando de outros municípios até a unidade de coleta mais próxima para fazer doação de sangue. Voluntários do município de Mãe do Rio chegaram em Castanhal e ajudaram a abastecer o estoque que fechou em 53 bolsas, no sábado (12). E o Hemopa Capanema recebeu a caravana da Polícia Militar de Bragança que contribuiu com foram 43 bolsas de sangue.