Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Com ações integradas, Estado prepara alunos da rede pública para Enem 2018

Por Redação - Agência PA (SECOM)
01/11/2018 00h00

Faltam poucos dias para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, que ocorrem em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro. No Pará, 281.808 alunos se inscreveram para o exame. Como faz há vários anos, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) prepara alunos ao longo do ano para esse momento decisivo na vida estudantil.

Segundo o secretário Adjunto de Ensino José Roberto Silva, o momento agora é de descanso e, se possível, uma leve revisão dos conteúdos, mas sem sobrecarregar o corpo e a mente. “Uma boa noite de sono é muito importante antes da prova, para que o aluno consiga colocar no papel tudo aquilo que aprendeu ao longo do ano na escola e com as diversas ferramentas disponibilizadas pela Secretaria”, ressaltou o gestor.

Na programação se destacam os “aulões” do Pro Paz Enem, uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Seduc e Funtelpa (Fundação de Radiodifusão do Pará), realizada com aulas transmitidas pela TV Cultura. O projeto prepara estudantes de escolas públicas e de comunidades em vários municípios, reforçando o conteúdo do Enem. Além disso, as Unidades Seduc na Escola (USEs) e as Unidades Regionais da Seduc (UREs) trabalharam nas escolas com atividades voltadas exclusivamente para o exame.

Os “aulões” são oferecidos há quatro anos. Em 2018, os municípios que receberam as aulas de preparação foram Belém, Baião, Viseu, Curuçá, São Miguel do Guamá, Rondon do Pará, Parauapebas, Paragominas, Marabá, Tucuruí, Santarém, Breves, São Francisco do Pará, Castanhal, Igarapé-Miri, Abaetetuba, Maracanã e Soure, contemplando a maioria das regiões.

Este ano, a Seduc estará com uma força-tarefa nas escolas, para atender qualquer emergência. O monitoramento conta com a parceria da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e da concessionária de energia Celpa, para agir em situações de risco que possam ocorrer. Haverá reforço da segurança no bairro do Tapanã devido aos casos recentes de violência.

Eliana Monteiro, diretora da Escola Estadual Deodoro de Mendonça, em Belém, informa que uma equipe da Segup esteve na instituição fazendo manutenção e vistoria das salas onde as provas serão realizadas. "Mais um ano que a nossa escola vai receber as provas. Tudo foi muito bem organizado e ajustado para que ocorra como o planejado", acrescentou. (Texto de Fellipe Fernando).