Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO E TRÂNSITO

Departamento de Trânsito do Pará (Detran) forma nova turma do curso para mototaxistas

A qualificação promovida no Distrito Industrial de Ananindeua, na Grande Belém, contribui para legalizar e aprimorar a atuação profissional no trânsito

Por Governo do Pará (SECOM)
09/03/2022 17h05

Na manhã desta quarta-feira (9), o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), por meio da Coordenadoria de Educação de Trânsito, finalizou mais uma turma do Curso de Formação e Atualização para Mototaxistas. O curso foi realizado, de 17 a 23 de fevereiro, na Escola Estadual Maria Helena, no Distrito Industrial, em Ananindeua. Cerca de 31 profissionais participaram, sendo 26 no curso de Formação e 5 no curso de Atualização. A entrega de certificados aconteceu no auditório “João Marques”, na sede do Detran.

A gerente da Escola Pública de Trânsito do Detran, Jomaine Marinho, uma das coordenadoras da ação no Projeto Educação de Trânsito por Todo o Pará, relatou que "o maior objetivo é que possamos qualificar cada vez mais nossos profissionais, visando a legalizar a categoria, contribuindo para a segurança dos profissionais e para o trânsito em geral”. Ela informou ainda que, nos próximos meses, outros municípios do Estado receberão o curso.

O curso tem o objetivo de educar e habilitar os condutores que visam exercer a profissão com segurança. Para quem deseja atuar como um profissional mototaxista, é obrigatório realizar o curso de Formação; já para quem atua na profissão, é obrigatório realizar a cada cinco anos o curso de Atualização, conforme a Resolução nº 410, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que visa atualizar os profissionais sobre as novas normas de trânsito.

O mototaxista Zacarias de Jesus, que atua na profissão há mais de 15 anos, no município de Ananindeua, e realizou pela quarta vez o curso de Atualização, ressaltou a importância de se manter sempre em dia com as leis e normas de trânsito.

“A cada cinco anos, realizo o curso, que é de extrema importância para nós, para assegurar ao público que servimos que temos profissionalismo, que conduzimos seguindo todas as normas de segurança”. Já o presidente da Federação dos Mototaxistas e Motoboys do Estado do Pará (Fenamoto), Alessandro Félix, esteve presente na cerimônia e destacou o caráter educativo da parceria com o Detran. "O curso visa a destreza dos trabalhadores mototaxistas do Estado e é de grande importância essa parceria com o Detran para levar essa educação de trânsito para os profissionais”, garantiu Zacarias.