Sua Casa: Estado investe mais de R$ 840 mil para melhorar residências em Monte Alegre
O recurso foi repassado a moradores em vulnerabilidade social por meio do programa habitacional do governo do Estado, coordenado pela Cohab
Moradora de Monte Alegre, Marcia da Silva Campos: "Eu ainda não tenho a minha casa, mas imagino ela construída de alvenaria".Com um investimento superior a 842 mil reais, o governo do Estado garantiu que 94 famílias de Monte Alegre, na região Baixo Amazonas, possam melhorar as condições de moradia. O recurso foi repassado aos moradores em vulnerabilidade social, por meio do programa habitacional Sua Casa, coordenado pela Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab). O governador Helder Barbalho entregou os cheques da iniciativa, nesta quarta-feira (9), durante a realização de agenda na cidade.
“Hoje destaco a política habitacional. As famílias vão receber o material de construção e o dinheiro para pagar a mão de obra do pedreiro, carpinteiro para não ter razão para não melhorar a casa. O meu pedido é que o recurso seja usado de forma correta. Por tanto, utilizem da melhor maneira para que nós possamos realizar logo a entrega da segunda parcela. Peço que vocês usem a ajuda aqui em Monte Alegre, na estância daqui e contratem gente que vocês conhecem. Não percam essa oportunidade de melhorar o local onde vocês estão vivendo”, frisou Helder.
Moradora de Monte Alegre se emociona e abraça o governador Helder Barbalho ao receber o benefício do Programa Sua CasaO “Sua Casa” tem como objetivo principal garantir auxílio para aquisição de material de construção e para o pagamento dos trabalhadores empregados durante a obra. O valor concedido pelo “Sua Casa” é de até 21 mil reais. Segundo estimativas da Cohab, os investimentos na política habitacional já foram expandidos para todas as regiões paraenses desde que o programa foi criado em 2019, garantindo melhorias aos lares e também gerando renda para trabalhadores da construção civil.
Marcia da Silva Campos foi uma das contempladas na ação desta quarta-feira. A moradora, de 48 anos, conta que já planeja a construção da moradia e sonha com o imóvel pronto. “Veio em uma boa hora essa ajuda, agradeço muito. Eu ainda não tenho a minha casa, mas imagino ela construída de alvenaria e com um piso bonito”, destacou.
O governo do Estado garantiu que 94 famílias de Monte Alegre, na região Baixo Amazonas, possam melhorar as condições de moradiaEm 2021, pela primeira vez na história do Pará, segundo a Cohab, um programa de apoio à construção e reconstrução de lares beneficiou tantas pessoas em um único ano. No exercício de 2021, o investimento total com o Programa "Sua Casa", com a liberação das duas etapas, somou mais de R$ 130 milhões. O recurso foi destinado para o atendimento de 15.709 domicílios. A estimativa da Companhia é que o programa beneficiou mais de 78.500 pessoas no ano passado.
Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios - estabelecidos em lei - para serem inscritos. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa.
À medida que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. Em seguida, a próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.