Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

'Cenas de Paz' oferece oficina de Corpo e Voz para moradores do Icuí-Guajará, em Ananindeua

Além de preparar para o mercado de trabalho, a oficina promovida pela Funtelpa contribui para a autoconfiança dos participantes

Por Paulo Garcia (SETRAN)
05/03/2022 12h18

Aos poucos, a timidez vai cedendo espaço ao desembaraço com a dinâmica da oficinaMelhorar postura e dicção são alguns dos elementos fundamentais do primeiro módulo de Corpo e Voz, do Projeto “Cenas de Paz”, promovido pela Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), no âmbito do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), do governo do Estado, que desta vez chegou a moradores atendidos pela Usina da Paz Icuí-Guajará, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém.

São 30 participantes, entre jovens e adultos, que buscam conhecer diversas áreas da comunicação e técnicas para desenvolver produtos de audiovisual e rádio, perpassando por noções de câmera, web e edição.Paloma Lima, instrutora da oficina

“Neste momento, a gente está preparando esses alunos para que eles possam receber as outras oficinas e prepará-los ao mercado de trabalho, autoconfiança e desinibir. A gente percebe que eles ainda são muito tímidos. Então, a oficina vai ajudar eles a se prepararem para qualquer área, melhorar dicção, postura, tudo o que tem a ver com o corpo”, informou a oficineira Paloma Lima.

Oportunidade - O professor de geografia Laercio Ferreira, 30 anos, aproveitou a oportunidade para voltar à sala de aula. “Nós somos aprendizes pelo resto da vida, e quando soube dessa oficina eu quis participar até mesmo para o meu trabalho. A sala de aula é um espaço diverso, e a gente precisa de uma ajuda a mais para ir além com o aluno. Essas oficinas vão ajudar muito”, relatou o professor.

Raul Lima quer ampliar seus conhecimentos em comunicaçãoPara o estudante Raul Lima, 25 anos, que já conhece essa área, participar do “Cenas de Paz” está sendo um grande aprendizado. “Eu sou estudante de Licenciatura em Teatro na UFPA, e estou participando dessa oficina porque quero desenvolver ainda mais essa área da oratória e o meu desenvolvimento corporal e vocal, além de conhecer essa parte da comunicação e internet”, disse o universitário.

“É uma oportunidade única para nós, moradores, e eu tenho abraçado com todas as minhas forças. Nesse primeiro dia de aula a gente fez uma dinâmica de olhar no olho, segurar as mãos. São gestos que a gente acaba esquecendo de fazer com o nosso próximo. Esse curso só tem acrescentar na minha vida”, garantiu a auxiliar administrativo Maria Silva, 39 anos, outra participante do primeiro módulo.

Sandra Rodrigues mostra que idade não é empecilho para evoluirAos 61 anos, Sandra Rodrigues, que trabalha com vendas, afirmou que aprender é importante, não importando a idade. “É a primeira vez que faço uma oficina dessa e está sendo ótimo! Estou buscando conhecimento. Com a idade que eu tenho já deixei muita coisa pra trás, mas agora quero evoluir e aprender. Nunca é tarde; estou amando!”, acrescentou.

O Projeto Cenas de Paz é dividido em quatro módulos, de 32 horas aula cada, ministrado sempre aos sábados. Na UsiPaz Icuí-Guajará a oficina será encerrada no dia 26 de março, último sábado do mês.