Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Governo do Estado anuncia construção da nova ponte para Outeiro, distrito de Belém

A obra será possível graças à redução em torno de 50% do valor da reconstrução da antiga ponte que não será mais duplicada 

Por Governo do Pará (SECOM)
03/03/2022 14h01

O governador Helder Barbalho anunciou, nesta quinta-feira (3), a construção da segunda ponte no distrito de Outeiro, na capital paraense. O atual projeto em execução que está reconstruindo a ponte já existente previa a duplicação das pistas de rolamento, no entanto, "hoje pela manhã em uma reunião técnica com a minha equipe, tomamos a decisão de não mais duplicar a estrutura da ponte antiga do Outeiro. Ela continuará sendo estaiada mas com essas economias que representam cerca de 50% do preço, permitirá que construamos uma nova ponte" anunciou o governador.

O valor da ponte de Outeiro em obras, com o projeto de duplicação estava orçado em quase R$ 66 milhões, e com a economia da obra, será possível a realização do novo projeto que integrará o distrito. 

Segundo o chefe do executivo estadual, Helder Barbalho, a segunda ponte será construída próximo à rua da Brasília (Outeiro) e à Sétima Rua,(Icoaraci), "onde existe maior densidade populacional na ilha. Com isto, fortalecemos a ilha, avançaremos com o sonho histórico da população, fortalecendo a estrutura de ir e vir, a logística" disse o governador.

A OBRA 
A ordem de serviço para o início das obras de reconstrução da atual  ponte de Outeiro foi assinada no dia 29 de janeiro deste ano. Está sendo construído um mastro de 50 metros, que permitirá a abertura de um canal de navegação de 100 metros, aumentando em 40 metros o espaço atual, que é de 60. 

Além do mastro, serão realizadas obras em todos os pilares da ponte, na pista de rolamento, no guarda-corpo, na sua estrutura em aço e nas passarelas para pedestres. O projeto da nova ponte contempla ainda a instalação de defensas nos pilares para impedir novos choques de embarcações. O tempo total para conclusão é de seis meses.