Conselho Estadual de Segurança Pública do Pará empossa conselheira do Detran
A cerimônia ocorreu durante a 369° reunião ordinária do Consep, no plenário da sede da Segup, em Belém, nesta quinta-feira (3)
A diretora do Detran, Renata Coelho, toma posse no Consep na presença do secretário, Ualame Machado, e demais conselheirosO presidente do Conselho Estadual de Segurança Pública (Consep) e secretário da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), Ualame Machado, deu posse, na manhã desta quinta-feira (3), à conselheira nata, Renata Mirella Freitas Guimarães de Sousa Coelho, diretora do Departamento de Transito do Estado (Detran), que ocupará a cadeira de titulares no colegiado.
A cerimônia ocorreu durante a 369° reunião ordinária do Consep, no plenário da sede da Segup, em Belém. “Mais uma vez iniciamos nossas atividades no ano de 2022 com a posse de um novo conselheiro para somar forças nas nossas decisões e fortalecer ainda mais nosso conselho de segurança pública”, enfatizou o presidente do Consep, Ualame Machado.
De acordo com o presidente e secretário de segurança Pública, o Consep do Pará é um dos únicos colegiados do Brasil que se reúnem em torno de discussões que visam o crescimento e elaboração de estratégias de segurança que visam as tomadas de decisões necessárias para o bom funcionamento do Sistema.
“Nós temos um dos poucos se não o único conselho que reúne com o seu colegiado em torno de tratativas que vão além de prestações de contas, mas também, na elaboração de estratégia e de discussões que nos ajudam nas tomadas de decisões e fortalecem nosso planejamento pensando não somente nas atribuições do Sistema de Segurança, mas ainda, na escuta com a sociedade Civil” destacou o Titular do Consep.
Para a diretora geral do Detran, Renata Coelho, o Consep, por reunir a sociedade civil com as instituições, é um órgão de extrema importância, pois legitima os anseios da população junto à segurança pública do Estado. "É a partir do que é debatido neste Conselho que nós podemos garantir que uma determinada política pública tenha maior eficácia, pois é feito todo um planejamento em cima do que, de fato, é prioritário aos paraenses", diz.
Durante a reunião foram discutidos ainda o Plano Estadual de Segurança Pública, além dos balanços das atividades exercidas pelo Sistema Integrado Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds) no ano de 2021.