Eventos discutem tolerância e respeito à diversidade religiosa
Para combater qualquer tipo de intolerância e preconceito, seja ele religioso, sexual, econômico ou cultural, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1996, o Dia Internacional da Tolerância. Comemorada oficialmente no dia 16 de novembro, a data tem como objetivo promover o compromisso de trabalhar pelo diálogo e pela compreensão entre todas as pessoas e comunidades.
Mas, o mês de novembro, também possui outra data importante. O Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado oficialmente no Brasil no dia 20, data de morte de Zumbi dos Palmares, uma referência histórica de auto-organização e resistência à escravidão no Brasil. A data promove uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana e a diversidade étnico-racial, além de contribuir para o fim das desigualdades sócio-raciais.
Em apoio a esses princípios de tolerância e ao respeito à diversidade, estudantes do curso de graduação em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará (Uepa) promoverão, este mês, dois eventos no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE).
No próximo dia 08 de novembro, a partir das 8h, ocorrerá o Seminário Estratégias de Enfrentamento da Intolerância Religiosa. O evento terá a participação da Mametu Nangetu, Conselheira Nacional de Diversidade Religiosa do Ministério dos Direitos Humanos e Coordenadora do Comitê Inter-religioso do Pará; do doutor Emerson Lima, Presidente da Comissão de Direito à Liberdade Religiosa da OAB/PA; e da professora Taissa Tavernard, Coordenadora do Curso de Ciências da Religião da Uepa. O evento acontecerá na Sala de Recitais do CCSE, possui entrada franca e está sendo promovido pela turma do 3º ano do curso de Ciências da Religião da Uepa, sob orientação do professor Tony Vilhena. O Seminário é aberto ao público acadêmico e externo. Não é necessário fazer inscrição.
Além do seminário, no próximo dia 12 de novembro, a partir das 9h, o CCSE recebe a Exposição Fotográfica de 10 anos de Comitê Inter-religioso do Pará. O órgão promove diálogos que visam a construção de uma sociedade justa, fraterna e pacífica pautada no respeito à diversidade religiosa. A mostra é gratuita e está sendo organizada pela turma do 4º ano do curso, também sob orientação do professor Tony. A exposição ficará disponível para visitação até às 17h do dia 14 de novembro, no Espaço de Convivência do CCSE. Serão expostas cerca de 30 imagens de diversas tradições religiosas, além do trabalho de campo dos estudantes e ações do Comitê Inter-religioso. A Exposição será aberta ao público acadêmico e externo.
Serviço:
Seminário Estratégias de Enfrentamento da Intolerância Religiosa
Data: 08/11 (quinta-feira)
Hora: 8h
Local: Sala de Recitais do CCSE. Endereço: Av. Djalma Dutra, s/n, no bairro do Telégrafo, em Belém.
Exposição Fotográfica de 10 anos de Comitê Inter-religioso do Pará
Data: de 12 a 14 de novembro
Hora: De 9h às 17h
Local: Espaço de convivência do CCSE. Endereço: Av. Djalma Dutra, s/n, no bairro do Telégrafo, em Belém.