Servidores da Santa Casa realizam programação especial pelos 372 anos do hospital
Na última quinta-feira (24), um termo de cooperação técnica foi assinado entre o Corpo de Bombeiros, por meio do projeto "Bombeiros da Vida", Sespa e Santa Casa
Em comemoração pelo aniversário de sua implantação no estado do Pará, na última quinta-feira (25), a Santa Casa mantém como missão a prestação de assistência em saúde para a população paraense e também se consolida como instituição voltada ao ensino e à pesquisa em saúde.
A programação se iniciou com uma missa na capela do hospital, celebrada pelo bispo auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, e contou com a participação de servidores e usuários da Fundação Santa Casa. Representando a gestão da instituição, a diretora de Planejamento, Orçamento e Gestão, Walda Valente dos Santos, enfatizou a importância do hospital no atendimento e ensino da área de saúde.
“Nós sabemos que a espiritualidade é importante para contribuir para melhorar a saúde de todos que estão conosco todos os dias. A Santa Casa, ao longo de seus 372 anos de história, traz um legado de amor, um legado de misericórdia e de acolhimento. E cada pessoa que entra aqui, vive uma história de contribuição e amor para a construção dessa história”, destaca Walda.
A diretora diz ainda que a missão do hospital vai além de cuidar da saúde das pessoas.
"Isso nós fazemos: cuidar da saúde das pessoas e formar pessoas, porque nós também somos um hospital de ensino. Nós, enquanto servidores desta casa, trazemos em nossos corações o olhar do amor, da amizade e do acolhimento. Cada mãe que passe por aqui, sai com essa experiência. Entregar a uma mãe o seu filho que ela saia bem com saúde, porque essa é a nossa finalidade, é a real razão de estar aqui. Uma casa de gerar vidas”, afirma Valente.
O bispo auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, que dirigiu a missa de aniversário, falou da alegria de participar da festa de celebração. “A minha mensagem aos servidores é que todos cresçam na paixão pela vida que possam servir com espírito ético, com delicadeza e compaixão como fez o médico dos médicos, Jesus Cristo. Quando nós temos amor no coração, somos capazes de cuidar da vida com alegria e generosidade”.
Reconhecimento
No decorrer da programação houve a visita de um grupo do Instituto Arraial do Pavulagem às enfermarias, além do culto ecumênico na raça central do Hospital, que contou com a apresentação do Coral da Santa Casa e a palavra do diácono Robson Silva e a do pastor Eduardo Silva, emocionando os presentes.
Bruno Carmona, presidente da Fundação Santa Casa, relata que o hospital é fundamental para o atendimento aos usuários do SUS no estado do Pará. Está totalmente inserido nas políticas de saúde pública definidas pela Sespa e pelo Governo, atendendo sempre a população da melhor forma possível.
“Estamos na expectativa, aguardando o resultado da visita relacionado ao ONA 3, em que estamos confiantes que chegaremos a esse nível de excelência, tendo o reconhecimento nacional de tudo aquilo que nós já fazemos, das melhores práticas no atendimento em saúde, considerando a qualidade, segurança e ciclos de melhorias contínuas, para que a gente consiga atender sempre da melhor forma possível os nossos usuários”, diz Carmona.
“Agradeço aos servidores da Santa Casa porque sem esta força de trabalho diária, com tanto amor, empenho e carinho nada disso seria possível. E coloco sempre a Santa Casa à disposição dos pacientes, reafirmando a todos que nós, dentro da Santa Casa, trabalhamos da melhor forma possível, para bem atender a população”, conclui o gestor.
Também foram divulgados, por meio de uma live no Instagram da Santa Casa, algumas cartas, poemas e desenhos recebidos pela ação, com o tema “Declare seu amor pela Santa Casa”, em que servidores e usuários puderam expressar seu carinho à instituição. Dezenas de mensagens foram recebidas em homenagem ao hospital.
Ainda dentro da programação, foi assinado um termo de cooperação técnica entre o Corpo de Bombeiros, por meio do projeto "Bombeiros da Vida", Sespa e Santa Casa. Para o secretário de Saúde Pública do Estado, Rômulo Rodovalho, essa parceria reforça o trabalho em benefício da própria sociedade.
“É um momento de muitas felicidades. Estamos comemorando os 372 anos da Santa Casa. Com certeza a instituição de saúde mais antiga de todo o Pará, com muitas vidas salvas, muitos serviços prestados e hoje um hospital mais do que consolidado e de uma importância muito grande para todo o sistema de saúde do Estado. É uma felicidade maior ainda hoje poder renovar o acordo de cooperação entre Secretaria de Saúde, Fundação Santa Casa e o Corpo de Bombeiros dentro do projeto ‘Bombeiros da Vida’ para fortalecer o Banco de Leite da Santa Casa”, destaca Rodovalho.
Texto: Ascom Santa Casa