Calouros Uepa 2022 comemoram resultado do Prosel nesta quinta-feira (24)
A emoção marcou a volta da transmissão do listão com a presença da imprensa na reitoria da Universidade do Estado do Pará (Uepa) nesta quinta-feira (24). Antes de entregar as listagens com os nomes dos aprovados no Processos Seletivo 2022 (Prosel) para as emissoras de rádio, o reitor Clay Chagas iniciou uma coletiva de imprensa com saudações aos mais de 48 mil candidatos que concorreram às 3.750 vagas ofertadas pela universidade em 16 campi do interior. Ao apresentar os números do Prosel, professor Clay destacou o percentual de 67,62% de classificados oriundos de escolas públicas. “Eu também fui aluno de escola pública e para nós é uma grande honra que a Uepa tenha essa marca de inclusão”, declarou.
Além do reitor da Uepa, participaram da coletiva, organizada de acordo com protocolos de segurança em razão do contexto pandêmico, a vice-reitora, Ilma Pastana, e o pró-reitor de graduação, Ednalvo Campos. Através do quadro de cursos mais concorridos serem da área da saúde, a enfermeira Ilma Pastana ressaltou que essa procura reflete a confiança e o reconhecimento da população paraense, não apenas na formação desses profissionais, mas no atendimento prestado pela Universidade à população.
Durante a entrevista, o pró-reitor Ednalvo Campos informou que o edital de matrícula já está disponível no site da instituição com todas as informações necessárias aos aprovados. “É muito importante que os candidatos classificados estejam atentos aos prazos e à documentação a ser enviada”, orientou. De acordo com o calendário acadêmico, o início das aulas para o calouros Uepa 2022 é dia 18 de abril.
Sobre a repescagem, o professor Clay Chagas informou que é necessário concluir a matrícula dos classificados e após o dia 15 de março, será possível saber o número de vagas disponíveis a essas chamadas subsequentes.
A alegria do momento também toma conta das pessoas que trabalham na preparação do Prosel, como a professora Glória Rocha, titular da Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA), há seis anos. "Faz nove anos que eu participo desse processo e ainda é muito grande a emoção, porque é a culminância de aproximadamente dez meses de trabalho intenso. Somos sete pessoas diretamente envolvidas nesse trabalho e a gente se sente parte da alegria das famílias paraenses", afirma a professora.
Calouros
Uma das informações mais aguardadas na coletiva é o nome dos três primeiros colados. Este ano, com a nota 907,39, o primeiro colocado do Prosel Uepa foi Lucas Correa Modesto, que concorreu a uma vaga ao curso de Medicina em Belém. Allan Garcia Cavalcante e Silva, também aprovado em Medicina, foi o segundo classificado geral, e Livia Oliveira Rickmann, terceiro lugar geral do Prosel Uepa 2022, foi aprovada no curso de Relações Internacionais.
Para simbolizar uma homenagem a todos os candidatos, uma comitiva da gestão fez uma visita ao primeiro colocado, na casa dele, e participou do início dos rituais de comemoração. O reitor, a vice e o pró-reitor de graduação, até cortaram um pouco dos cabelos de Lucas Correa.
A educação reescreve histórias
O momento do vestibular é um marco na vida das pessoas, pois é uma oportunidade de começar uma nova jornada com vivências que podem reescrever o futuro dos aprovados, a partir da inserção no ensino superior. Segundo a secretária adjunta da Secretaria de Educação do Estado do Pará (Seduc), Regina Pantoja, a educação é o caminho para que possamos evoluir como indivíduo e como sociedade. "O sonho do vestibular tem esse poder de movimentar famílias inteiras, além de modificar toda a vida do aluno aprovado, então, nós da Seduc, ficamos muito felizes com essa festa por todos os cantos do Pará. E eu, como também sou fruto do ensino público, fico emocionada, pois sei o poder que o dia de hoje tem na história de uma pessoa", afirmou.
A educação como caminho de transformação é um recurso para que as pessoas possam sonhar e alcançar uma vida melhor, como comentou o terceiro lugar geral do listão do vestibular da Uepa, Lívia Rickman. Ela afirmou que a escolha por uma universidade pública foi feita em função da certeza de que é um espaço de alto nível na produção de conhecimento científico. "Minha vida inteira foi dedicada aos estudos e eu passei em todas as instituições de ensino superior que eu me candidatei. Apesar das dificuldades, eu tive total apoio da minha família e sei que eles irão me acompanhar em todos os meus sonhos futuros.
Prosel 2022 em números
Total de Inscritos: 48.671
Total de vagas ofertadas: 3.750
Total de Inscrições de Candidatos Cotistas: 33.130
Total de Inscrições de Candidatos Não Cotistas: 15.541
Vagas cotistas preenchidas: 1.875
Vagas não cotistas preenchidas: 1.692
Vagas preenchidas por alunos oriundos de Escola Pública no Pará: 67,62%
Texto: Guaciara Freitas e Daniel Leite Jr (Ascom Uepa)