Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Governo do Pará anuncia ampliação de leitos e entrega ambulâncias em Redenção

Por Mozart Lira (SESPA)
22/02/2022 21h28

Em agenda cumprida nesta terça-feira (22), em Redenção, o governador Helder Barbalho anunciou a ampliação da capacidade do Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA) em 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 32 novos leitos clínicos. 

Além dessa novidade, o governador anunciou ainda um novo centro de obstetrícia para atender a população feminina do sul do Pará e a instalação de um mamógrafo para atender mulheres nos exames de rotina. Na ocasião, Helder Barbalho também entregou quatro novas ambulâncias para reforçar o atendimento em todos os municípios da região de saúde do Araguaia. 

Os veículos foram destinados para quatro municípios: Redenção, que recebeu uma ambulância equipada com UTI, e Cumaru do Norte, Pau D’Arco e Santana do Araguaia, que receberam, cada um, veículos de simples remoção. 

As ambulâncias fazem parte de um investimento de R$ 2,7 milhões, que o governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), destinou para equipar unidades de saúde do Pará que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS). 

Ao todo, são mais de 400 equipamentos para utilização na área de saúde, de diversos modelos, que foram adquiridos e serão entregues conforme os itens forem chegando ao Pará. “Todos os 144 municípios estão recebendo ambulâncias a título de apoio às ações municipais”, destacou o chefe do executivo estadual. 

“Com essas entregas de ambulâncias, temos fortalecido a integração entre as redes municipais de saúde e a rede estadual. São veículos fundamentais, que vão reforçar o fluxo de atendimento dos municípios e o transporte de pacientes nas ocorrências”, destacou o secretário adjunto de Políticas de Saúde, Sipriano Ferraz, que também acompanhou a agenda no município.  

Em relação à ampliação de leitos no HRPA, o secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, afirma que a medida vai possibilitar a realização de mais procedimentos de alta complexidade na Unidade. “Isso vai significar mais vidas atendidas e salvas, além de possibilitar a realização de um maior quantitativo de cirurgias eletivas que precisam de retaguarda de UTI”, destacou.

O prefeito de Redenção, Marcelo Borges, agradeceu ao governo do Estado o atendimento aos pleitos, feitos após uma semana da solicitação. “Foi um dia importantíssimo para a cidade, pois foram ganhos extraordinários para a população, incluindo essa doação da ambulância com UTI à nossa cidade”, afirmou.