Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Adepará entrega Certificado de Registro Industrial Vegetal em Parauapebas

Empresa do setor de envasamento de produtos e subprodutos da mandioca é a primeira a receber o certificado na região de Carajás, no sudeste do Pará

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
22/02/2022 17h46

A primeira envasadora de mandioca de Parauapebas, município do sudeste do Pará, foi certificada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), no último dia 18, com Registro Industrial Vegetal da Adepará.Representantes do empreendimento exibem a Certificação

A nova empresa oferece 12 tipos de embalagens de farinha, podendo ser branca, amarela, fina, grossa ou puba, além de cinco embalagens de feijão, tais como carioca, preto e sempre verde.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
"A distribuidora de produtos e subprodutos da mandioca é a primeira empresa envasadora a receber o certificado na região de Carajás. Essa entrega é importante pois a empresa será referência de qualidade e terá uma diferencial na competitividade. Assim,  o mercado consumidor  começa a apreciar e exigir produtos certificados, exolica a diretora de Defesa e Inspeção Vegetal da Adepará, Lucionila Pimentel.

A cerimônia de entrega do certificado foi realizada na sede da empresa, que é a Distribuidora Carajás. Participaram do evento servidores da Adepará, da Gerência Regional de Marabá, da Unidade Local de Sanidade Agropecuária (Ulsa) de Parauapebas e funcionários da empresa.

Para receber o registro de produção artesanal, o produtor deve se adequar às normas estabelecidas pela Adepará, que preveem melhorias nas instalações, higiene na manipulação e transporte adequado dos produtos, dentre outras normas descritas nas Boas Práticas de Produção. Além de fiscalizar esses estabelecimentos e produtos, a Adepará passa orientações por meio de visitas técnicas para fazer com o que produtor se adeque às normas e, com isso, garantir que a população tenha acesso a um produto de qualidade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para solicitar o certificado de registro para o Selo Artesanal Vegetal, basta procurar uma unidade da Adepará em seu município.

SERVIÇO
A Adepará está presente nos 144 municípios paraenses e disponibiliza a Ouvidoria para receber denúncias. No site da Agência há os contatos dos escritórios das regionais. Os telefones são: 3210.1101, 1105 e 1121. Caso a preferência seja por celular, o contato é o (91) 99392.4264.